F1: Alonso mira 2026 e ignora frustrações na atual temporada

Fernando Alonso segue confiante em meio a um início de temporada difícil na Fórmula 1 em 2025. Sem pontuar até agora com o modesto AMR25 da Aston Martin, o bicampeão afirmou estar disposto a ‘acumular todos os abandonos’ este ano, se isso significar começar a próxima temporada com uma vitória.

No GP de Mônaco, Alonso estava ocupando a sétima posição, quando foi traído por uma falha no sistema de recuperação de energia (ERS), abandonando a corrida na curva Rascasse, na volta 36.

Ainda assim, o veterano de 42 anos manteve o bom humor e mostrou foco total na virada que espera em 2026, quando entram em vigor os novos regulamentos técnicos da Fórmula 1. A Aston Martin, que agora conta com o prestigiado projetista Adrian Newey, é vista como uma das equipes com potencial para brigar por títulos no novo ciclo.

“Para ser honesto, ficarei feliz se tudo continuar assim nesta temporada e eu vencer na Austrália no ano que vem”, disse Alonso após a corrida. “Para mim, não muda muito terminar em oitavo em Barcelona ou no Canadá, marcar oito ou vinte e dois pontos. Não faz muita diferença.”

“O que importa é que, no ano que vem, com a mudança de regulamento, esperamos de verdade ser candidatos ao campeonato. Então estou feliz em acumular todos os abandonos agora”, disse ele.

Mesmo com o abandono, Alonso avaliou seu desempenho em Mônaco de forma positiva e disse estar motivado para o restante da temporada.

“Estou competindo em altíssimo nível. Obviamente, você nunca duvida de si mesmo quando é um piloto de Fórmula 1, mas de vez em quando, um bom resultado é sempre bem-vindo. Coloca um sorriso no rosto. Você vai à academia no dia seguinte mais motivado. Mas no meu caso, não há boas notícias, então preciso continuar indo à academia amanhã de manhã. Preciso continuar pilotando bem, e é isso que levo de positivo”, acrescentou.

Para Alonso, o desempenho nas ruas do principado reforçou sua confiança. “Mônaco é um lugar especial, muito específico. Fiz voltas incríveis na sessão de classificação e boas voltas na corrida, mesmo sem o sistema KERS. Se eu não tivesse pontos por estar lento ou por erros meus, como bater ou tocar outros carros, estaria frustrado. Mas sinto o oposto. Sinto que estou pilotando em um nível muito alto. Estou tranquilo e esperando por uma oportunidade”, completou o espanhol.

🎥 Vídeos mais recente