Fernando Alonso acredita que poderia ter disputado um lugar no pódio com Lewis Hamilton na corrida Sprint do GP de Miami, mas apontou uma falha estratégica da Aston Martin como a razão para não ter aproveitado essa oportunidade.
Com a pista molhada no início da prova, todos os pilotos largaram com pneus intermediários. No entanto, o asfalto começou a secar, e Hamilton foi um dos primeiros a trocar para pneus de pista seca no momento ideal, garantindo o terceiro lugar. Alonso revelou que queria fazer o mesmo, mas sua sugestão não foi acatada pela equipe.
“Nós achamos que não era o momento certo e, no fim, acabamos brigando com Liam (Lawson)”, disse Alonso após a prova de sábado. O piloto da Racing Bulls, inclusive, acabou tocando o espanhol e encerrando sua corrida de forma prematura. “Não deveríamos estar nessa posição. Deveríamos estar lutando com Lewis, talvez por um P3 ou P4”, disse o espanhol.
O bicampeão de Fórmula 1 lamentou a decisão do time, reforçando que poderia ter saído da corrida com um resultado expressivo. “Não dou importância ao que aconteceu depois, porque eu deveria estar lado a lado com o Hamilton pelo terceiro lugar, se tivesse parado no momento certo”, disse ele.
Alonso também apontou que a equipe se baseou excessivamente nas informações dos sistemas de simulação, em vez de considerar sua percepção na pista. “É difícil prever tudo, e não muitos carros pararam naquele momento. Cada carro reage de forma diferente nessas condições. No nosso caso, estava claro que os intermediários não funcionavam mais, mas no computador é difícil perceber isso”, acrescentou.
Questionado se a equipe deveria ter ouvido sua sugestão, Alonso foi direto: “Sim, com certeza, mas… essa é uma pergunta para eles”, finalizou o piloto espanhol.