Fernando Alonso minimizou as comparações entre a atual luta pelo título na Fórmula 1 e a temporada de 2007, quando ele e Lewis Hamilton, então companheiros na McLaren, perderam o campeonato para Kimi Raikkonen, então piloto da Ferrari, por apenas um ponto.
O espanhol, que agora observa a disputa entre Max Verstappen e os dois pilotos da McLaren em 2025, afirmou que não vê semelhanças entre os dois contextos, mesmo com o holandês protagonizando uma recuperação nas etapas finais do ano.
“Não sei, vamos ver como as coisas se desenrolam até Abu Dhabi”, afirmou Alonso. “Essas situações podem mudar rapidamente, de uma corrida para outra ou até de um dia para o outro. No treino livre temos uma sensação, na sessão de classificação é o oposto, e na corrida tudo depende de como as coisas acontecem. Pode surgir um novo candidato. Mas eu não acho que a situação seja parecida com a de 2007, discordo dessa comparação”, disse ele.

Naquela temporada, Raikkonen virou um campeonato que parecia dominado pela McLaren, superando Alonso e Hamilton nas últimas provas. Agora, a equipe britânica volta a ter dois pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri, lutando pelo título, enquanto Verstappen tenta reagir após um primeiro semestre de domínio dos concorrentes.
Questionado sobre essa recuperação do holandês, Alonso destacou o talento de Verstappen, reconhecendo a melhora recente da Red Bull Racing: “A McLaren foi dominante, e a Red Bull teve dificuldades com o ritmo do carro até o meio da temporada. Agora eles parecem ter encontrado a direção certa, e quando o carro está próximo do nível ideal, Max faz a diferença. Então, não é uma surpresa”, finalizou o piloto espanhol.