F1: Alonso diz que Verstappen não será culpado se perder título este ano

Max Verstappen pode não conquistar seu quinto título consecutivo na Fórmula 1 em 2025, mas de acordo com o bicampeão da categoria, Fernando Alonso, a culpa não será do piloto holandês.

“Max está sempre tendo sua melhor temporada até hoje, todo ano”, disse o espanhol à DAZN. Alonso destacou o desempenho de Verstappen em 2024, quando, mesmo sem o carro mais dominante, garantiu o campeonato com duas ou três corridas de antecedência. Para 2025, a situação é ainda mais desafiadora: “Este ano, ele nem sequer tem o segundo ou terceiro melhor carro, e ainda está na disputa”, afirmou Alonso.

O espanhol também destacou a consistência de Verstappen: “Ele está sempre no mais alto nível, mas é outra coisa para a Red Bull Racing agora dar a ele um carro que lhe permita lutar pelo campeonato. Mas você nunca pode duvidar de Max.”

Atualmente, a McLaren está claramente dominando a temporada de 2025. Verstappen ocupa a terceira posição na classificação de pilotos, com quase 50 pontos de desvantagem em relação ao líder do campeonato, Oscar Piastri.

Ralf Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1, expressou pessimismo quanto às chances do tetracampeão: “Acho que o título de Max este ano está fora de alcance”, disse ele à Sky alemã. Schumacher argumenta que, embora Verstappen possa fazer a diferença, isso não é sustentável a longo prazo sem um carro e uma equipe à altura. “Max pode fazer a diferença, mas nem sempre, e o carro não está correspondendo, e infelizmente a equipe também não. Max não pode cobrir uma diferença como essa por um período mais longo”, disse ele.

Para Schumacher, Verstappen só teria uma chance contra a McLaren se os dois pilotos da equipe britânica ‘se auto eliminarem’. Após o domínio em Barcelona, a McLaren é claramente a favorita para o GP do Canadá neste próximo final de semana. “Eu quase diria que só eles (McLaren) podem se vencer. Acho que Verstappen vai se aproximar um pouco mais lá porque a Red Bull exige um pouco mais dos pneus, mas isso não significa que a McLaren, com o carro mais completo, não vai continuar sendo a melhor”, finalizou o alemão.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.