F1: Alonso defende permanência de Barcelona mesmo com chegada de Madri

Fernando Alonso afirmou que o Circuito de Barcelona-Catalunha deve continuar no calendário da Fórmula 1, mesmo após a confirmação de que Madri irá sediar o GP da Espanha a partir de 2026. Para o bicampeão de F1, o tradicional circuito ainda deve ter um papel relevante na categoria.

Prestes a disputar sua 22ª corrida em Barcelona, onde estreou na F1 em 2001 e venceu em 2006 e 2013, Alonso destacou a ligação histórica entre a pista e a Fórmula 1. “Não acho que vamos perder Barcelona. Essa é a minha opinião e também o meu desejo”, afirmou o piloto da Aston Martin.

Segundo Alonso, é positivo que a F1 explore novos países e cidades, mas manter circuitos históricos é essencial. “É bom termos novos locais e países, como a F1 tem feito na última década, mas ao mesmo tempo, precisamos manter alguns circuitos tradicionais, onde a história da categoria foi construída”, disse ele.

Além do prestígio, Alonso apontou a importância técnica da pista catalã, que por décadas tem servido como base para testes de pré-temporada. “Fórmula 1 e Barcelona estão muito ligadas. Temos testado aqui por décadas. Quando as equipes precisam escolher um circuito para testes, escolhem Barcelona. Voltaremos no início do próximo ano por causa dos novos regulamentos e dos novos carros”.

O espanhol também lembrou que o autódromo tem investido em melhorias. A remoção da chicane no setor final, por exemplo, visou tornar as corridas mais emocionantes. “O circuito fez mudanças para se adaptar aos padrões da Fórmula 1. Nos últimos dois ou três anos, as instalações para o público, as arquibancadas, tudo evoluiu”, acrescentou.

“Barcelona está na Fórmula 1 há duas ou três décadas e acredito que estará por mais dez, vinte, trinta ou quarenta anos. Alguns circuitos entram no calendário por um tempo e depois somem. Por isso, não podemos perder Barcelona”, completou o experiente piloto espanhol.

🎥 Vídeos mais recente