F1: Alonso avalia permanência na categoria em 2025

Fernando Alonso segue em dúvida sobre sua permanência na Fórmula 1 após a temporada 2024. O espanhol, que inicia sua 21ª temporada na categoria, ainda não tomou uma decisão sobre seu futuro.

Alonso estreou em 2001 pela Minardi e já teve duas pausas em sua carreira como piloto titular na F1. Sua mudança para a Aston Martin no ano passado começou promissora, com seis pódios nas oito primeiras corridas, mas o domínio de Max Verstappen e a Red Bull o impediram de encerrar um jejum de vitórias que dura mais de uma década.

Com o contrato se encerrando no final do ano, Alonso enfrenta um dilema: continuar na Aston Martin, que busca se tornar uma equipe de ponta, ou buscar uma nova casa, sabendo que a Mercedes tem uma vaga aberta após a confirmação da ida de Lewis Hamilton para a Ferrari em 2025.

Tanto na apresentação do carro da Aston Martin quanto nos testes de pré-temporada, Alonso evitou comentar sobre a vaga na Mercedes.

Questionado novamente sobre o assunto, o bicampeão respondeu: “Primeiro, preciso decidir se quero continuar correndo, essa será a minha prioridade nas próximas semanas ou meses. Estou bem fisicamente agora, mas sei que o calendário é exigente e a nova regulamentação de 2026 pode ser um fator, positivo ou negativo, ainda não sei. Vou esperar algumas corridas para tomar uma decisão”, afirmou o espanhol.

Com isso, a permanência de Alonso na F1 a partir do próximo ano fica indefinida por enquanto. O piloto deve decidir sobre seu futuro, provavelmente ainda na primeira metade da temporada 2024.