Fernando Alonso afirmou que apoia totalmente a decisão de Adrian Newey em concentrar seus esforços no carro da Aston Martin para a temporada 2026 da Fórmula 1, mesmo diante das dificuldades que a equipe enfrenta este ano.
A equipe de Silverstone tem tido um início de ano complicado e está envolvida em uma disputa acirrada no pelotão intermediário, longe do desempenho que apresentou no começo de 2023, quando Alonso conquistou diversos pódios.
Recém-contratado pela Aston Martin, Adrian Newey, considerado um dos maiores projetistas da história da F1, não está envolvido no desenvolvimento do carro atual, focando exclusivamente no modelo de 2026, que será projetado sob um novo conjunto de regulamentos técnicos.
Questionado se gostaria de ver Newey trabalhando também em melhorias para o desempenho atual, Alonso foi direto: “Acho que, no fim das contas, é decisão dele. Ele tem experiência, conhecimento e bagagem suficientes para saber o que é melhor. E acho que está trabalhando apenas em 2026, então se ele decidiu isso, eu apoio totalmente.”
O bicampeão de F1 também minimizou a importância do ritmo ao longo da temporada, já de olho nas grandes mudanças que virão com o novo regulamento. “É menos importante que no ano passado, porque os carros deste ano são uma continuação dos de 2023”, disse ele.
“No próximo ano, teremos um conjunto completamente novo de regras, que vai zerar muito do que estamos aprendendo agora”, acrescentou.
Apesar dos desafios, Alonso afirmou que o ambiente na equipe segue positivo. “Você sempre quer terminar a temporada em alta e manter a motivação lá em cima. Mas a motivação do time já está altíssima. Nosso novo túnel de vento está funcionando há algumas semanas, temos Adrian na equipe, a Honda chegando (em 2026), novas regras… então o clima é de muito otimismo”, completou o piloto espanhol.