Fernando Alonso pontuou no GP da Espanha de Fórmula 1 ao terminar a corrida em P9, mas não escondeu sua frustração com o desempenho da Aston Martin após a prova. Com uma corrida combativa, o espanhol terminou na zona de pontos, conseguindo seus primeiros pontos no ano.
Apesar do resultado positivo, Alonso criticou a falta de velocidade em linha reta do carro da Aston Martin, problema que, segundo ele, tem se repetido ao longo do ano: “Esperava mais da corrida. Fui mais competitivo na sessão de classificação. Tivemos muita degradação no pneu dianteiro esquerdo. Com sete voltas, ele já estava destruído”, disse ele.
Sem conseguir utilizar o DRS para realizar ultrapassagens, Alonso teve que buscar alternativas pouco convencionais no circuito de Barcelona: “Não fiz uma única ultrapassagem usando o DRS. Todas foram na curva 3, por fora, o que não é normal. Tive que ‘inventar’ esse tipo de manobra”, acrescentou.
O bicampeão de F1 ainda lembrou uma situação semelhante ocorrida em Ímola: “Foi saindo da curva 7 que fiz três ultrapassagens nas voltas finais. Precisamos resolver isso e começar a ultrapassar nas retas com o DRS como todo mundo”, finalizou o piloto espanhol.
Alonso reforçou que a Aston Martin precisa encontrar soluções para esse déficit nas próximas corridas, se quiser voltar a competir de igual para igual com as equipes à frente.