F1: Alonso afirma que McLaren é exemplo para recuperação da Aston Martin

Fernando Alonso pediu à Aston Martin que replique a evolução da McLaren na Fórmula 1, enquanto a equipe tenta se recuperar de uma decepcionante temporada em 2024.

A Aston Martin não conseguiu repetir o desempenho que permitiu que Alonso conquistasse seis pódios durante as oito primeiras corridas em 2023.

O declínio da equipe sediada em Silverstone marcou um contraste com a McLaren, que começou a temporada anterior no último lugar, mas terminou 2024 como campeã de construtores.

A McLaren conseguiu construir sobre um potente pacote de atualizações a partir do GP da Áustria deste ano, elevando a equipe ao topo para conquistar o título entre as equipes em 2024.

Enquanto isso, a Aston Martin continuou a experimentar dificuldades com o desenvolvimento no meio da temporada, condenando a equipe a terminar 572 pontos atrás da McLaren em quinto lugar.

Alonso admitiu que a notável recuperação da McLaren forneceu um modelo que deve encorajar a Aston Martin a se recuperar de suas dificuldades recentes.

“Eles começaram por último em 2023, e depois venceram corridas no meio da temporada e precisamos aprender com eles”, disse Alonso à imprensa. “Este é um bom exemplo de como as coisas podem ser feitas. Na Áustria, eles introduziram um pacote de atualizações, ganharam seis, sete décimos ou o que quer que seja, e esse foi o início de uma série de pacotes que colocaram o carro deles como o mais rápido. Então, aquele pacote da Áustria, se quisermos chamá-lo assim, é algo em que precisamos trabalhar.”

Mas com 2025 sendo a última temporada sob as atuais regras de efeito solo, a Aston Martin enfrenta uma tarefa difícil para reduzir sua diferença para o quarteto líder na próxima temporada.

Alonso, no entanto, expressou que está disposto a ser paciente até que as novas regulamentações entrem em vigor em 2026.

Isso pode fornecer uma vantagem vital nos esforços da Aston Martin para se tornar uma candidata ao título, pois o trabalho nos carros da próxima geração será permitido a partir do próximo mês.

“Agora acho que podemos redefinir, podemos aprender com todas as dificuldades e erros deste ano e aplicar esses aprendizados no projeto do próximo ano. A nova fábrica agora está concluída, também o novo túnel de vento será aberto em breve. Andy Cowell (CEO da Aston Martin) já mudou algumas das fraquezas que encontrou na equipe, então confiamos na nova gestão e acho que as coisas estão se movendo na direção certa, então estou feliz por isso”, acrescentou.

“Mas na Fórmula 1 não há muitos milagres, você precisa ser paciente, precisa encontrar aquele ponto ideal no carro, precisa encontrar aquela atualização que realmente desperta tudo nesses carros de efeito solo”, completou o piloto espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.