F1: Alonso admite dúvidas sobre seguir na categoria após 2026

Fernando Alonso voltou a levantar dúvidas sobre sua permanência na Fórmula 1 após o fim da temporada 2026. Em meio ao início complicado da Aston Martin nesta temporada, o espanhol afirmou que está avaliando o que realmente o faz feliz nessa fase da carreira.

O bicampeão atravessa um momento difícil com a equipe britânica, que sofre com falta de competitividade e problemas de confiabilidade nas primeiras etapas do campeonato. O cenário aumentou as especulações sobre uma possível aposentadoria ao final da temporada, especialmente diante do histórico recente do piloto em outras categorias do automobilismo.

Alonso reconheceu que conhece bem as alternativas fora da Fórmula 1 e destacou que algumas experiências podem até oferecer disputas mais interessantes. O espanhol relembrou sua participação na Indy em 2017 e afirmou que já percebeu há bastante tempo o apelo de outras competições: “Ajuda, eu sei o que existe fora da F1”, disse Alonso à imprensa. “O tipo de corrida que você tem é provavelmente até melhor do que na F1”.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team AMR26.
Foto: XPB Images

O piloto da Aston Martin afirmou que atualmente alguns competidores também começam a encontrar mais diversão em outras categorias, algo que ele próprio identificou há cerca de dez anos: “É por isso que alguns pilotos agora estão encontrando mais diversão fora da F1. Eu descobri isso há dez anos quando fui para a Indy, em 2017, fiz uma corrida e esse tipo de coisa”, afirmou.

Apesar disso, Alonso destacou que nenhuma outra categoria consegue reproduzir o ambiente completo que a Fórmula 1 proporciona aos pilotos. Segundo ele, não se trata apenas da pilotagem, mas de todo o contexto que envolve a principal categoria do automobilismo mundial.

“Mas existem momentos na sua vida e na sua carreira em que você precisa da F1, porque além da pilotagem e da adrenalina da F1, existe todo o pacote. Você tem a tensão, os patrocinadores e diferentes fatores que fazem a balança pender mais para a F1”, acrescentou.

Mesmo sem confirmar qual será seu próximo passo, Alonso deixou claro que a decisão sobre o futuro será baseada em satisfação pessoal: “Agora, neste momento da minha vida, eu posso escolher o que me faz mais feliz”, concluiu o espanhol, que segue sem definir se continuará na Fórmula 1 além do atual contrato com a Aston Martin.