A paixão de Max Verstappen pelas corridas de longa duração voltou a ser tema no paddock da Fórmula 1, especialmente após o recente teste do holandês no circuito de Nordschleife. Questionado sobre o assunto durante a coletiva de imprensa na quinta-feira (15), Fernando Alonso se mostrou convicto de que o tetracampeão de F1 deve seguir esse caminho no futuro.
“Tenho certeza que ele vai fazer outra categoria e nós vamos assistir”, afirmou o bicampeão, que tem experiência no endurance, incluindo duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans com a Toyota. Alonso destacou que esse tipo de competição proporciona uma experiência mais leve e prazerosa para os pilotos, ao contrário do ambiente intenso da Fórmula 1.
Alonso continuou: “Eu fiz isso, de certa forma, quando estava cansado de estar aqui e ser apenas um ator secundário. Em 2016, 2017 e 2018, eu não era realmente protagonista. Quis experimentar algo diferente fora da F1, e tive ótimas experiências. Em outras categorias, você tem a diversão de pilotar sem o resto do que a Fórmula 1 traz.”
Embora Alonso tenha deixado claro que, no momento, está focado em seu projeto com a Aston Martin e não pensa em mudar de categoria, ele reconhece que as provas de endurance têm um apelo único. “As corridas de 24 horas são sempre divertidas. Você divide o carro com outros pilotos, há muito espírito de equipe, de construção conjunta na forma como se compete”, acrescentou.
Sobre Verstappen, ele afirmou: “Max também é um verdadeiro ‘Racer’, prefere estar ao volante do que fazer qualquer outra coisa, como vemos nas sessões de simulador que ele faz. Espero que ele aproveite e talvez faça algo nesse sentido (endurance) depois da Fórmula 1”, completou o piloto espanhol.