F1: Alonso acredita em temporada melhor para a Aston Martin em 2024

Fernando Alonso não esconde sua empolgação para a temporada 2024 da Fórmula 1. O espanhol, que estreou pela Aston Martin no ano passado, acredita que a próxima temporada será ainda melhor para a equipe britânica.

A expectativa em torno da Aston Martin cresceu exponencialmente após a equipe se consolidar como frequente candidata a pódios durante o início da temporada 2023. Com o revolucionário conceito de sidepods com downwash, a Aston Martin se aproximou da Red Bull na primeira parte do campeonato, e Alonso conquistou impressionantes seis pódios nas primeiras oito corridas.

No entanto, uma série de atualizações que apresentaram alguns ‘efeitos colaterais’ inesperados, fez com que Alonso subisse ao pódio apenas duas vezes nas dezesseis corridas finais. Apesar de cair para o quinto lugar no Campeonato de Construtores, Alonso reconhece o progresso significativo da equipe em comparação com os anos anteriores à sua chegada.

De volta à base de Silverstone na semana passada, Alonso reafirmou seu otimismo em relação à próxima temporada. “Todos estão dando 100%, 2023 foi uma temporada incrível e 2024 será ainda melhor”, disse o piloto em um vídeo publicado nas redes sociais da Aston Martin.

“Na fábrica e de volta ao carro, hiperfocados… Isso significa total dedicação ao que fazemos. Estamos unidos agora aqui, para trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana e prontos para a nova temporada”, acrescentou.

A Aston Martin enfrentou complicações adicionais com os novos componentes introduzidos no AMR23 em Austin. Isso forçou a equipe a realizar uma série de experimentos radicais em várias corridas, o que resultou na perda de desempenho na segunda metade do ano passado.

Enquanto a equipe britânica se esforça para aplicar esses aprendizados ao AMR24, Alonso destaca a importância de utilizar ao máximo os simuladores à sua disposição. “Quando você está no simulador, o principal é a concentração”, afirmou o espanhol.

“Você tem que ser muito preciso. Essa precisão, essa concentração, que você precisa ter aqui no simulador, é bastante extrema. E tem que ser, eu acho, similar ao carro real”, disse ele.

Alonso já havia desafiado a Aston Martin a construir sobre os sucessos da temporada passada para garantir que continue progredindo. “Se no próximo ano dermos um passo para trás, isso será ruim, então precisamos continuar avançando”, afirmou o espanhol em novembro passado.

“Terminamos em quinto no Campeonato de Construtores, precisamos melhorar isso no próximo ano. Quarto, terceiro, segundo, seja o que for, será bem-vindo”, concluiu Alonso.

Além disso, o bicampeão destacou que velocidade em reta e uma janela operacional mais ampla, são as duas áreas que ele deseja ver aprimoradas no carro de 2024. A Aston Martin apresentará o AMR24 no dia 12 de fevereiro em sua nova sede de última geração em Silverstone, com Alonso e seu companheiro de equipe Lance Stroll presentes. Com a confiança elevada e o trabalho árduo em andamento, a Aston Martin e Alonso visam brigar por títulos e consolidar a equipe como uma força dominante na Fórmula 1.