F1: Alonso: “A contratação de Cowell mostra que a Aston Martin ainda é atraente”

Fernando Alonso, piloto da Aston Martin,  acredita que a aquisição da equipe Aston Martin do ex-chefe de motor de Fórmula 1 da Mercedes, Andy Cowell, mostra que a Aston Martin “ainda é atraente”, apesar de sua recente queda. Cowell, assumirá o cargo do CEO Martin Whitmarsh na Aston Martin em outubro.

Alonso elogiou a chegada de Cowell, destacando sua importância para a equipe. “Só posso avaliar Andy Cowell provavelmente, todos os outros são apenas rumores, mas sim, o único rumor que não estava na imprensa por muitos meses foi Andy Cowell, e ele foi uma surpresa para todos. Obviamente, estou muito feliz, não o conheço pessoalmente e só o respeito como um oponente no passado, mas estou ansioso para conhecer Andy e conversar sobre sua visão na equipe,” disse Alonso.

Ele também agradeceu a Whitmarsh por suas contribuições à equipe: “Lawrence [Stroll, proprietário] confia muito nele. Também, Martin, que a propósito, quero dizer obrigado pela grande contribuição para a Aston Martin. Quando Martin chegou na equipe, foi apenas a transição de seu nome anterior para Aston Martin e ele fez muito pela equipe e pela organização. Então sim, espero que antes de Martin sair, possamos entregar algo na pista para deixá-lo feliz,” acrescentou.

Alonso afirmou que a contratação de Cowell demonstra que a Aston Martin continua a ser um destino tentador para talentos de alto nível. “É emocionante, quero dizer, Aston Martin é um projeto muito emocionante. Estamos cientes de nossos resultados nos finais de semana que não são bons o suficiente. Precisamos melhorar, precisamos chegar a uma posição primeiro para estar no top dez em todas as corridas e estar nos pontos, e então lutar por pódios e por vitórias como fizemos no ano passado. Ainda somos muito atraentes para o talento como vemos com Andy e alguns dos nomes que estão ligados à equipe,” disse ele.

Alonso também comentou sobre as novas instalações da equipe e a importância dessas melhorias. “Novas instalações, talvez você tenha visto esta manhã, mas toda vez que venho aqui para o simulador, está ficando maior e maior, os prédios dois e três quase terminados, túnel de vento no final do ano chegando. Então isso com certeza é muito atraente para muitas pessoas no paddock e para muitos grandes engenheiros. Então sim, espero que a equipe esteja em boa forma, só precisamos entregar na pista no domingo, que é a coisa mais difícil,” concluiu.

Alonso também destacou a experiência de Cowell no desenvolvimento de powertrains, especialmente com a transição para as unidades Honda a partir de 2026. “Eu diria que sim, mas essa é uma opinião de fora, ou você talvez o conheça mais do que eu, mas sim, com seu histórico e experiência, é um momento crucial para a equipe estar com a Honda e ter nosso próprio câmbio, nosso próprio combustível com a Aramco, que não estamos compartilhando com outras equipes ou quaisquer outras equipes com motor Honda, então sim, definitivamente há alguns grandes desafios pela frente para nossa equipe, e esse tipo de pessoas e grandes engenheiros e designers nos ajudarão com certeza,” finalizou.