F1: Allison fala sobre reinvenção da Mercedes para 2024

Enquanto a Red Bull vem dominando a Fórmula 1 nas últimas temporadas, o diretor técnico da Mercedes, James Allison, acredita que ainda há espaço para inovação dentro das regras atuais. O britânico afirma que, apesar de a maioria dos times convergirem para um caminho similar ao da atual equipe campeã, isso não significa que a criatividade e o desenvolvimento estejam esgotados.

“Acho que a maioria das equipes irá trabalhar em uma direção parecida”, disse Allison ao site Autosport. “Mas isso não significa que não haja espaço para inovação por completo.”

O segredo da Red Bull parece estar no conceito de ‘downwash’, caracterizado pelas laterais escavadas. Contudo, Allison ressalta que otimizar a altura do carro em relação ao asfalto é outro ponto importante na busca por mais performance.

“Esses carros, isso não é segredo, correm super próximos ao chão e é onde eles obtêm o melhor desempenho. Mas o asfalto também está lá, então trata-se apenas de descobrir como posicionar o carro de forma confiável, precisa e a uma altura que seja legal em termos de regulamento, mas que também proporcione todo o downforce que o carro é capaz de oferecer. Ainda há muita ação por aí!”, concluiu.

A Mercedes promete que o W15, carro para 2024, terá mudanças em ‘todos os componentes’ em comparação com o W14. Isso confirma o discurso de Allison sobre inovação e reflete uma grande revisão técnica da equipe.