F1: Alfa Romeo lamenta “trem de DRS” e aposta em clima ameno do GP de São Paulo

A equipe Alfa Romeo teve um sábado desafiador na corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio de São Paulo, 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizada em Interlagos. A corrida marca o último fim de semana no formato Sprint do ano. A dinâmica de corrida limitou as chances de avanço dos pilotos Guanyu Zhou e Valtteri Bottas. Presos em um “trem de DRS”, ambos os pilotos não conseguiram ultrapassagens significativas.

Bottas relatou um dia especialmente complicado. Apesar de um início promissor, o piloto finlandês teve sua performance comprometida logo na largada e, apesar dos esforços, acabou na 19ª posição. A esperança do piloto se volta agora para as condições meteorológicas do domingo, que poderiam jogar a seu favor.

“Foi um dia difícil em que não tivemos o ritmo que esperávamos, especialmente eno final do Sprint. Parece que nossas dificuldades eram muito específicas para as condições de hoje, e eu realmente espero que as temperaturas mais frias esperadas para amanhã nos ajudem a melhorar”, disse Bottas.

Por outro lado, o piloto chinês Zhou, conseguiu identificar uma melhora de ritmo em comparação às sessões anteriores. No entanto, a melhoria não foi suficiente para uma progressão significativa durante a Sprint, culminando em um 17º lugar. Ainda assim, Guanyu mantém-se otimista, focando na análise dos dados coletados para buscar um desempenho mais forte na corrida principal.

“Fizemos uma melhoria em termos de ritmo em comparação com ontem e esta manhã, e estávamos um pouco mais próximos de nossos concorrentes diretos – mesmo que ainda não rápidos o suficiente para dar o passo que precisávamos”, disse Zhou.

“Infelizmente, fiquei preso em um trem de DRS durante a maior parte da Sprint, e só consegui lutar e ganhar algumas posições nas voltas finais. Olhando para amanhã, ainda há muito para disputar; o fim de semana tem sido bastante complicado para nós até agora, e começar do final do grid não é, claro, o ideal. Ainda assim, vamos analisar os dados coletados da pista hoje, para encontrar esse passo extra de desempenho e maximizar o que podemos conseguir”, concluiu.

O F1MANIA.NET cobre o GP de São Paulo da F1 ‘in loco’ com Victor Berto, Gabriel Gavinelli, Nathalia De Vivo, Leonardo Marson e Ana Oliveira.