Equipe prioriza novo regulamento de 2026 e limita desenvolvimento do FW47
Alex Albon revelou que a Williams fará poucas atualizações no FW47 ao longo da temporada 2025, com o objetivo de concentrar recursos no novo regulamento técnico que entrará em vigor na Fórmula 1 em 2026.
A equipe britânica vem passando por uma grande reestruturação e tem sido clara sobre sua intenção de se posicionar melhor na próxima fase da categoria. Os testes de pré-temporada foram promissores, culminando com Carlos Sainz no topo da tabela de tempos, o que elevou as expectativas para este ano.
O bom desempenho da Williams chamou a atenção do chefe da McLaren, Andrea Stella, que sugeriu que a equipe de Grove pode se tornar uma ameaça para os times da frente. Sainz, no entanto, minimizou essa possibilidade.
Apesar do potencial do FW47, Albon deixou claro que a Williams não desviará seu foco do desenvolvimento do carro de 2026.
“Teremos que esperar para ver”, afirmou Albon ao ser questionado no Bahrein sobre a quantidade de atualizações previstas para 2025.
“Acho que o grande foco é no próximo ano. Quanto mais tempo você gasta desenvolvendo atualizações para este ano, mais você compromete o próximo. Você reduz o pessoal que pode trabalhar no carro de 2026.”
“Nosso objetivo é ser uma equipe de ponta e, para isso, não podemos gastar muito tempo focando no carro deste ano.”
Williams começa 2025 em posição melhor que no ano passado
Além da mudança de estratégia, a Williams conseguiu evitar os problemas que dificultaram o início de 2024, quando o carro foi construído tardiamente e acabou acima do peso, prejudicando o desempenho da equipe.
Albon destacou que a Williams está em uma posição mais estável desta vez, com um carro que corrigiu algumas das principais limitações do modelo anterior.
“Acho que sabemos em quais áreas precisamos trabalhar”, disse o anglo-tailandês.
“Há algumas novidades, novos softwares, novos pontos de atenção, o que mudou um pouco o equilíbrio do carro.”
“Mas, no geral, o carro está em uma posição muito melhor do que no ano passado. Ainda há algumas áreas onde estamos tentando nos recuperar, mas nada que não possamos resolver.”
“Fizemos algumas mudanças de ontem para hoje e demos um passo à frente. Ainda não resolvemos tudo completamente, então há trabalho a fazer.”
“Mas, até agora, estamos em uma posição razoável.”
Com um projeto voltado para o futuro, a Williams aposta em um 2025 sólido, mas sem grandes investimentos no FW47, mirando um retorno mais forte quando a nova era da Fórmula 1 começar.