A Williams busca uma temporada 2025 na Fórmula 1, muito melhor do que foi a de 2024, e a presença de seis pilotos novatos no grid pode ser um fator importante para a equipe. Alex Albon, piloto da Williams, destacou que a equipe precisa ‘capitalizar’ essa oportunidade e conquistar muitos pontos.
O grid de 2025 da F1 conta com três pilotos que nunca participaram de um GP na categoria: Kimi Antonelli (Mercedes), Gabriel Bortoleto (Sauber) e Isack Hadjar (Racing Bulls). Ollie Bearman (Haas) tem três participações, Jack Doohan (Alpine) uma, e Liam Lawson (Red Bull) onze, com todos eles iniciando sua primeira temporada completa na F1.
Não havia seis novatos começando uma temporada desde 2010. Albon, veterano de seis anos na F1, acredita que a Williams deve aproveitar a oportunidade com seu radical FW47, lançado no dia 14 de fevereiro. “Acho que sim, é definitivamente uma oportunidade para capitalizar desde o início. Vimos isso com o carro do ano passado, começamos com um carro muito forte, mas o fato de estar acima do peso significava que não podíamos capitalizar. Espero que comecemos em um bom lugar este ano, enquanto alguns pilotos estão se adaptando, podemos nos sair bem. Nós dois (o próprio Albon e seu novo, mas experiente, companheiro de equipe, Carlos Sainz) precisaremos ser competitivos, já que o grid este ano é muito forte, e especialmente no começo do ano, enquanto os novatos estão se adaptando, talvez haja algumas oportunidades aí. Não sei qual é o plano de desenvolvimento de todos os outros, mas é claro, nós temos um, mas será uma luta acirrada para todos e é aí que estou esperando jogadores de equipe e dois bons pilotos”, afirmou Albon.
O piloto tailandês-britânico, também acredita que, apesar da falta de experiência em GPs da F1, alguns pilotos novatos estarão imediatamente no ritmo. “Mas, para ser honesto, mesmo pessoas como Ollie, ele é um novato, mas não realmente, então ele vai começar a correr forte. Há apenas alguns pilotos que eu consideraria verdadeiros novatos, e acho que Kimi vai começar a correr bem com toda a quilometragem que ele fez, então vamos ver”, finalizou.