A Fórmula 1 inicia a temporada 2025 neste fim de semana com o GP da Austrália, e a FIA anunciou algumas modificações no circuito de Albert Park. As mudanças foram feitas após uma revisão do evento do ano passado e têm o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez da pista.
De acordo com um porta-voz da entidade, as alterações foram aprovadas em conjunto com a organização do Grande Prêmio e a ASN local. O destaque fica para os ajustes nas curvas 6 e 7, onde o sistema de zebras foi modificado para evitar instabilidades nos carros.
“O meio-fio na saída da curva 6, passando pela entrada e ápice da curva 7, foi substituído por um único tipo de zebra negativa. Isso elimina a transição entre zebras negativas e positivas, que poderia desestabilizar os carros”, explicou a FIA.
Além disso, a caixa de brita agora se estende até o fim da zebra, e a barreira no lado esquerdo da curva 7 foi reposicionada e reformulada. Essa mudança visa reduzir a chance de um carro ficar parado próximo à linha de corrida após um impacto com a barreira de absorção de energia.
O GP da Austrália será o primeiro evento do calendário de 2025 da Fórmula 1. A programação começa na noite desta quinta-feira (13), com o TL1 às 22h30. O TL2 será realizado na madrugada de sexta-feira (14), às 2h, seguido pelo TL3, na noite da sexta-feira, às 22h30. A qualificação está marcada para as 2h da madrugada de sábado (15), enquanto a corrida terá sua largada às 1h de domingo (16), sempre no horário de Brasília.
O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL.