Max Verstappen voltou ao topo do pódio no GP do Japão de Fórmula 1, quebrando a sequência de vitórias da McLaren em 2025, mas deixou claro que o foco segue totalmente voltado ao desenvolvimento do carro da Red Bull Racing, e não na disputa pelo título. Pelo menos por enquanto.
A vitória em Suzuka recolocou o tetracampeão na disputa direta pelo campeonato. Com o resultado, ele ficou a apenas um ponto de Lando Norris na liderança da tabela, mesmo após um início de temporada abaixo do esperado para a Red Bull.
Questionado se já pensa em seu quinto título, Verstappen foi direto: “Sinceramente, não penso muito nisso. Estou focado no desempenho do carro. Assim que nos aproximarmos deles (McLaren), ou estivermos no mesmo nível, sei que vai dar certo. Mas ainda não chegamos lá. Precisamos alcançar esse patamar primeiro, senão nem faz sentido falar em campeonato.”
O triunfo no Japão foi especialmente importante após críticas à performance do carro, e à situação instável no segundo carro da Red Bull nas primeiras etapas da temporada. Ainda assim, Verstappen faz questão de manter os pés no chão.
“Vencer é realmente ótimo, todo mundo gosta de vencer. Mas também sabemos que ainda precisamos evoluir. Esse tem sido o objetivo desde o início”, acrescentou.
Apesar dos desafios enfrentados com o equilíbrio, o holandês destacou a eficiência da equipe em ajustar o carro a tempo da corrida em Suzuka: “O carro não estava fácil de pilotar, mas conseguimos deixá-lo, digamos, conduzível. E sim, no domingo, ele foi bom o suficiente para manter a disputa”, finalizou o piloto holandês.
Com a recuperação no Japão, Verstappen reforça sua presença na luta pelo campeonato, mas deixa claro que, para ele, ainda há muito trabalho a ser feito antes de pensar em título.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.