Alex Albon destacou a transformação da Williams e afirmou estar em um ‘bom momento’ dentro da equipe, que vive sua melhor temporada desde 2016. O piloto atribuiu o crescimento a mudanças iniciadas nos últimos anos sob a liderança de James Vowles.
“Quando entrei na equipe, havia um certo conformismo, uma sensação de que era normal estar no fim do pelotão. Hoje existe uma mentalidade completamente diferente, uma disposição para experimentar e essa fome de ser uma equipe de ponta na Fórmula 1. Isso vem de James e das pessoas-chave que chegaram. A diferença de atmosfera entre o primeiro dia em que cheguei e agora é enorme”, afirmou o piloto britânico-tailandês.
Albon, que soma 70 pontos e ocupa a oitava posição no campeonato de pilotos, está apenas 18 atrás de Kimi Antonelli da Mercedes. Junto com Carlos Sainz, responsável pelo primeiro pódio da equipe desde 2017, no GP do Azerbaijão, a Williams soma 102 pontos na atual temporada, número muito superior aos 17 conquistados durante todo o ano passado.

O piloto destacou que a base da recuperação foi construída antes mesmo dos resultados aparecerem: “O passo de 2023 para 2024 pode ter parecido um retrocesso, mas foi nesse período que a estrutura da equipe mais mudou. O que vemos agora é fruto das decisões tomadas há alguns anos. Estou feliz onde estou”, acrescentou.
Para Albon, o realismo no discurso interno é outro diferencial: “Gosto da forma como James é honesto sobre nossas forças e fraquezas. Não existe esse discurso de que, ‘no próximo ano estaremos na frente’. É um plano calculado, realista, e até agora estamos exatamente na trajetória que ele descreveu. Isso me faz sentir que estou no lugar certo”, completou.
