Experiência no WEC deve tornar Alonso um melhor ‘jogador da equipe’, acredita Symonds

Fernando Alonso vai retornar à Fórmula 1 como um ‘jogador de equipe’ melhor’, graças à sua experiência no Campeonato Mundial de Resistência (WEC), de acordo com o ex-diretor executivo de engenharia da Renault, Pat Symonds.

Symonds trabalhou extensivamente com Alonso durante o início de sua carreira na Fórmula 1 como piloto de testes da Renault e nos anos vencedores dos campeonatos em 2005 e 2006.

Alonso correu para a equipe Toyota LMP1 na Superseason 2018-2019, compartilhando o carro número 8 com os ex-pilotos de F1 Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima.

Ele venceu as 24 horas de Le Mans duas vezes e conquistou outras três vitórias no WEC, incluindo as 1000 milhas de Sebring, e também triunfou nas 24 horas de Daytona.

O papel de Alonso como ‘jogador de equipe’ durante seu primeiro período prolongado na Fórmula 1, foi às vezes questionado, depois de brigas com a gerência da Renault em 2006 e na McLaren na temporada de 2007.

Falando no podcast oficial da F1 ‘Beyond The Grid’, Symonds disse: “Eu acho que há várias coisas sobre pilotar um carro de F1 e fazer parte de uma equipe de F1 que são importantes, mas sem dúvida uma das fraquezas de Fernando, certamente no momento em que ele correu para nós na Renault, é que ele realmente não entendeu a parte da equipe.”

“Eu acho que uma das coisas que ele provavelmente aprendeu nas corridas no LMP1 é que é realmente um esforço de equipe, mesmo na pilotagem, não se deve apenas à maneira como você pilota o carro, é como você e seu companheiro de equipe pilotam o carro.”

“Vencer Le Mans para mim é uma conquista incrível, e acho que uma das grandes coisas de Fernando é que ele foi rápido e capaz de se adaptar a qualquer que fosse a situação”.

Symonds também elogiou Alonso por sua adaptabilidade como piloto e acredita que o bicampeão mundial de F1 pode estar preparado para aproveitar ao máximo os novos regulamentos técnicos que virão em 2022.

Ele acrescentou: “Eu acho que isso nos leva ao fato interessante não apenas de 2021, mas de 2022, quando teremos um carro muito, muito novo, e o ‘velho e astuto’ Fernando Alonso, será o primeiro a descobrir a melhor forma de obter o desempenho de aquele carro.”

“Acho que ele descobrirá o que importa e o que não importa, como trabalhar com os engenheiros para obter a melhor configuração do carro, como os pneus de 18 polegadas se comportam de maneira diferente dos de 13 polegadas, todo esse tipo de coisa”, concluiu.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 14/07/2020 – Será o começo de uma crise na Ferrari?:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes