Ex-engenheiro de Leclerc diz que o monegasco ainda será um grande nome na F1

Xavi Marcos, ex-engenheiro de corrida de Charles Leclerc, afirmou que o piloto da Ferrari possui todas as qualidades necessárias para se tornar um dos grandes nomes da Fórmula 1. Marcos trabalhou com Leclerc desde sua estreia na Ferrari em 2019 até o início da temporada passada, quando foi substituído por Bryan Bozzi.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Apesar da mudança de engenheiro, Leclerc teve sua temporada mais produtiva na F1 em 2024, com treze pódios, incluindo três vitórias, e um total de 356 pontos, o melhor desempenho de sua carreira na F1. No entanto, a Ferrari continuou seu jejum de títulos, terminando em segundo lugar no campeonato de construtores, atrás da McLaren.

Leclerc, que está prestes a começar sua sétima temporada na equipe italiana, está confiante de que a Ferrari pode alcançar resultados ainda melhores na próxima temporada, e mesmo com a chegada de Lewis Hamilton, heptacampeão na F1, Marcos não tem dúvidas de que Leclerc tem as ferramentas necessárias para levar a equipe de Maranello de volta ao topo.

“Charles é um piloto excepcional, ele tem um talento natural realmente incrível”, disse Marcos ao formula1.it. “Sua força é ser capaz de se adaptar imediatamente ao carro em suas mãos e ser capaz de dizer tudo o que acontece enquanto pilota. Ele força muito as mudanças de configuração, mesmo além dos limites normais ou do que os engenheiros sugerem. Como técnico, ele é divertido, você pode pensar fora da caixa. Ele cresceu muito nas corridas, é forte no gerenciamento de pneus, para mim ele é bom em tudo. Ele está pronto para ser realmente grande”, disse ele.

Além do talento na pista, Marcos também elogiou o caráter de Leclerc, destacando que ele não mudou apesar do reconhecimento global que recebe. “Eu me diverti muito com ele, começamos juntos na Ferrari e eu o respeito muito. Eu o amo muito. Como pessoa, ele é realmente simples, educado e sempre me tratou bem. Ele também sempre permaneceu normal, humilde. Sabe, quando você é jovem, famoso e está na Ferrari, é fácil mudar. Ele não, ele é de se admirar por isso”, acrescentou.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Marcos, que deixou a Ferrari para se tornar Diretor Técnico da operação de carros esportivos da Cadillac, equipe que vai entrar na Fórmula 1 em 2026, afirmou que ainda mantém contato regular com Leclerc. “Estamos em um bom relacionamento até hoje, nos falamos muito. Eu o amo e ele sabe que estou e sempre estarei disponível, para tudo o que ele precisar”, completou o engenheiro.