Competidores elogiam a dedicação e longevidade de Fernando Alonso na Fórmula 1

À medida que Fernando Alonso se prepara para continuar sua carreira impressionante na Fórmula 1 até pelo menos o final de 2026, quando terá 45 anos, a admiração e o respeito de seus colegas pilotos são evidentes. Este reconhecimento foi expresso de forma contundente durante o Grande Prêmio da China, onde colegas de profissão destacaram a notável dedicação e a habilidade do piloto espanhol em manter um alto nível de performance em um esporte tão exigente.

Lando Norris, piloto da McLaren, refletiu sobre o compromisso de Alonso com a F1, uma façanha rara em qualquer esporte. “É raro ver alguém se comprometer por tanto tempo em qualquer esporte”, disse Norris. “Ele é provavelmente um dos caras mais velhos competindo no topo de qualquer esporte no mundo. E eu acho que poder fazer isso no nível que ele fez e continua fazendo, talvez nunca vejamos isso novamente na Fórmula 1. Se acontecer, será extremamente raro. Então, sim, tenho muito respeito por isso.”

Charles Leclerc, da Ferrari, também expressou sua admiração, embora tenha dúvidas sobre se ele próprio estaria correndo na elite do automobilismo na idade de Alonso. “É difícil imaginar-me ainda na Fórmula 1 daqui a 15 ou 18 anos”, admitiu Leclerc. “No entanto, podemos ver claramente o quanto Fernando ainda está motivado e o alto nível em que ele ainda está se apresentando. E isso é o que importa. No final, a idade é apenas um número, mas o que ele mostra na pista ainda está em um nível muito, muito alto.”

Esteban Ocon, da Alpine, falou sobre o impacto de Alonso em sua própria carreira. “Tenho um enorme respeito pelo Fernando desde que eu era muito pequeno, assistindo-o competir contra o Michael [Schumacher]. Esses dois caras são os que me deram o amor pelo esporte. Ainda estar competindo com Fernando agora, é incrível”, comentou Ocon. “Ele venceu em tudo, basicamente. É mais do que notável e é uma carreira dos sonhos para qualquer atleta ou piloto de corrida.”

Guanyu Zhou, correndo em frente à sua torcida na China, também não poupou elogios a Alonso. “É uma jornada incrível que Fernando fez. E claro, é muito mais fácil falar do que fazer. Eu adoraria estar correndo na Fórmula 1 por muitos mais anos. Ele foi meio que o modelo de piloto que eu procurava quando mais jovem. E é ótimo vê-lo ainda se apresentando em um nível muito alto”, disse Zhou.