Bottas prioriza contrato longo na F1 e descarta volta à Mercedes

Valtteri Bottas revelou sua estratégia para seu futuro na temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto da Sauber deixou claro que prioriza um contrato de longo prazo em detrimento da performance do carro para garantir sua permanência no grid no ano que vem.

Enquanto a Sauber já confirmou Nico Hulkenberg como piloto para 2025 visando a futura parceria com a Audi (a partir de 2026), a equipe suíça ainda busca seu segundo piloto. O favorito para a vaga é Carlos Sainz, deixando Bottas avaliando outras opções.

“Quando você está no mercado, digamos assim, é preciso analisar todas as possibilidades,” disse Bottas à imprensa em Ímola na quinta-feira. “Há algum tempo, venho conversando em diferentes direções, pois não dá para depender de apenas uma opção.”

“O que realmente importa para mim no futuro é um projeto de longo prazo,” afirmou Bottas. “Com metas claras e respeito pelo meu trabalho e capacidade de entrega. Esse é o principal ponto. Claro, quanto mais rápido o carro, melhor. Mas o essencial é ter aquela segurança para os próximos anos e trabalharmos juntos em busca dos objetivos traçados”, acrescentou.

Bottas tem certa experiência com contratos curtos, já que na Mercedes pilotou por um bom período baseado em renovações anuais. A equipe alemã tem uma vaga em aberto para 2025, mas já demonstrou interesse na jovem promessa italiana, Andrea Kimi Antonelli.

Diante disso, o finlandês reiterou a preferência por um contrato longo ao invés de um retorno à Mercedes. “Minha preferência é por um acordo de longo prazo,” disse o piloto.

Além de Antonelli, outro piloto da Fórmula 2 apontado como futuro talento da categoria principal é Oliver Bearman, favorito para assumir um dos cockpits da Haas em 2025.

Bottas confia em sua permanência no grid da categoria no próximo ano. “Não estou preocupado em perder meu lugar na F1, mas nesse esporte, nada é 100% garantido. Ainda não tenho contrato assinado, então não posso afirmar com certeza absoluta”, encerrou o piloto finlandês.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.