Bottas e Zhou sem rosto e Stake apresentada como Kick Sauber no site da F1

Uma cena inusitada apareceu no site oficial da Fórmula 1, os perfis dos pilotos Valtteri Bottas e Guanyu Zhou aparecem sem seus rostos e seus uniformes completamente ocultos. Além disso, a página classifica a dupla como integrantes da ‘Kick Sauber’, ignorando o nome oficial da equipe, Stake F1 Team.

A situação, no entanto, tem uma explicação. A Sauber, que até 2023 se chamava Alfa Romeo, passou a ter uma nova identidade e patrocinador principal para 2024 e 2025, a casa de apostas Stake. Mas as mudanças ainda estão em fase de implementação, o que justifica a ‘censura’ virtual: “As informações do site da F1, incluindo a ausência dos uniformes, são porque ainda não os lançamos oficialmente. Considerando a mudança radical de marca e o fim da parceria com a Alfa Romeo, era impossível usar os uniformes do ano passado”, esclareceu a equipe ao GPblog.

Memso tendo anunciado “Stake F1 Team” como o nome oficial para as duas próximas temporadas, a equipe suíça precisará adaptá-lo devido a restrições legais em alguns países que proíbem a propaganda de jogos de azar. Por isso, o site da F1 parece ter optado por exibir o logotipo da ‘Kick Sauber’, nome alternativo da equipe para situações onde o ‘Stake F1 Team’ não for permitido.

O carro de 2024 será apresentado oficialmente no dia 05 de fevereiro, em Londres. Havia rumores na imprensa suíça de que a cerimônia seria realizada fora da Suíça por causa das mesmas restrições de propaganda, mas a equipe desmentiu isso, firmando: “Londres foi escolhida para atingir um público global e a maioria da imprensa irá comparecer. No ano passado fizemos a apresentação na Suíça sem problemas. Não há nenhuma restrição e usaremos nossa nova identidade sem preocupações em 2024 e 2025”, esclareceu a Sauber. A partir de 2026, a Stake F1 se transformará na equipe oficial da Audi.