Andretti Global construirá seus carros de F1 nos EUA se receber aprovação da FIA

O ex-campeão de F1 Mario Andretti, confirmou que a proposta da Andretti Global, liderada pelo filho Michael, é construir seus carros de F1 nos EUA, caso a equipe possa entrar na categoria em 2024.

Andretti Sr revelou que os carros seriam fabricados em uma instalação de última geração em Indianápolis, perto da base da Andretti Autosports IndyCar, mas sugeriu que a equipe seria baseada na Inglaterra.

O campeão de 1978 twittou na sexta-feira (18 de fevereiro), que seu filho Michael Andretti, havia enviado um pedido à FIA para ingressar no grid da F1 a partir de 2024.

“Michael está trabalhando nisso há muito tempo, mas ele tomou uma direção diferente, já que não há equipes disponíveis para compra”, disse Mario ao Indianapolis Star.

“Eles estão preparados o suficiente para que, se obtiverem a aprovação para entrarem na na F1, estarão prontos para ir no dia seguinte e colocar tudo no lugar. Eles estão trabalhando duro para garantir o pessoal. Alguns indivíduos já estão esperando, e o prédio seria separado da sede da IndyCar, mas tudo acabaria por estar sob um grande teto, juntos, mas separados”, disse ele.

O Pacto de Concórdia da F1, assinado pelas equipes em 2020, afirma que uma nova equipe seria obrigada a pagar uma taxa de inscrição de US$ 200 milhões para evitar temores de um colapso precoce.

Com rumores circulando no final do ano passado de que a taxa poderia ser dispensada no futuro, Mario Andretti foi questionado se a equipe seria forçada a pagar isso, caso seja concedida a aprovação da FIA.

“Estão prontos”, ele afirmou. “Eles verificaram todas essas coisas que fazem parte disso. Eles estão entrando com os olhos bem abertos com todos os pré-requisitos. Eu não sei o quão confiante você pode se sentir, mas você só espera que sejam as melhores intenções.”

“Do ponto de vista de Michael, há um compromisso enorme. É sério e absolutamente de boa fé, mas tudo isso está nas mãos da FIA e das equipes de Fórmula 1 para aceitá-lo.”

“Isso não é apenas um capricho ou uma lista de desejos. Isso é real. Michael, uma vez que ele foca em algo, ele é implacável. Ele se alinhou com as pessoas certas para apoiá-lo, e ele está fazendo certo”, finalizou.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon