Alonso relembra desafios desde o Kart até a Fórmula 1

O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, que se prepara para iniciar sua 22ª temporada na Fórmula 1 em 2025, compartilhou reflexões sobre sua carreira marcada por desafios e adaptação constante. Em entrevista ao programa Decoded, da DAZN, o bicampeão destacou que desde o início de sua trajetória no automobilismo, precisou lidar com recursos limitados, o que moldou seu estilo e sua mentalidade competitiva.

Aos 43 anos, o espanhol segue determinado a buscar sua 33ª vitória na categoria e, eventualmente, disputar mais um título mundial, um sonho que pode se tornar realidade se os planos da Aston Martin para 2026, com Adrian Newey na equipe forem bem-sucedidos.

Relembrando seus primeiros anos no Kart, Alonso contou como a falta de recursos influenciou sua forma de competir. “Quando eu era criança, só tinha um Kart e um jogo de pneus. Nas Astúrias, chove muito. Quando chovia, todos usavam pneus de chuva, mas eu corria com pneus secos porque não tínhamos dinheiro para comprar os outros”, afirmou.

Ele comparou essa experiência aos dias atuais na Fórmula 1. “Hoje, todos temos pneus de chuva, mas não temos as asas que a Ferrari tem, ou os assoalhos que a McLaren tem. Foi assim durante toda a minha vida, competindo com equipamento um pouco inferior e tentando me adaptar ao máximo”, acrescentou.

Apesar das dificuldades, Alonso mantém a mesma paixão e fome de vitória. “Depois de mais de vinte anos, se vou ao kartódromo e vejo que estou em segundo, meio décimo atrás do primeiro, sinto a mesma raiva, a mesma frustração. Às vezes nem janto naquela noite”, completou o piloto espanhol.

Essa trajetória de Alonso é um testemunho de perseverança e habilidade, qualidades que ele espera continuar demonstrando enquanto busca sucesso com a Aston Martin.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.