Adidas estreia na F1 com ajuda especializada para macacões da Mercedes

A Adidas, nova fornecedora de roupas e equipamentos de segurança da Mercedes, admitiu que precisou de ajuda especializada para entrar no mundo dos equipamentos de corrida da Fórmula 1. A marca esportiva alemã, que é novata na categoria, fornecerá os uniformes para o time e os macacões (além de luvas, sapatilhas e balaclavas) para George Russell e Kimi Antonelli em 2025.

No entanto, Michael Bach, vice-presidente global da Adidas Motorsport, revelou que a marca precisou do apoio de um fornecedor de equipamentos de corrida já estabelecido, a OMP, para produzir os novos macacões de corrida da Adidas para a Mercedes.

“Temos um histórico de trabalho com macacões, sapatilhas e kits, mas nunca fizemos parceria com uma equipe de Fórmula 1 como esta”, disse Bach ao Soy Motor. “É um setor muito específico porque você não apenas desenha as roupas da equipe, mas também os equipamentos de corrida.”

Bach explicou que o processo de homologação leva meses ou até anos, e por isso a parceria com a OMP foi fundamental. “Queremos começar a trabalhar com um ótimo macacão e para isso temos um ótimo fornecedor. Vamos trabalhar com eles em pontos importantes como respirabilidade, obviamente em segurança, mas também em movimentos e materiais. É algo muito específico na Fórmula 1 e você precisa de muito conhecimento”, disse ele.

Apesar da necessidade de ajuda externa, Bach afirmou que este é o ‘momento certo’ para a Adidas entrar na Fórmula 1, devido à crescente popularidade da categoria e ao público mais diversificado. “É atraente como tudo mudou, está se tornando um pouco de cultura pop, e é isso que entendemos. Esporte e cultura. A gestão na Fórmula 1 está fazendo algo certo, porque como marca fomos atraídos. Queremos nos tornar uma marca conceituada no mundo do automobilismo”, acrescentou.

O piloto estreante Antonelli, por sua vez, expressou sua satisfação em usar equipamentos de segurança e roupas da Adidas este ano, em vez de Puma e Tommy Hilfiger, que usou em 2024. “É uma grande melhoria em relação às coisas que tivemos nos últimos anos”, disse o jovem italiano ao jornal Bild. “Já troquei todo o meu guarda-roupa. Minha mãe está completamente desesperada porque não sabe onde vai encontrar espaço para todas as coisas novas”, encerrou o piloto novato rindo.

Vale lembrar que a Adidas já fabricava os equipamentos de segurança, inclusive macacões, para outras categorias de automobilismo, mas devido à exigência maior da Fórmula 1, foi necessária a ajuda de uma empresa mais experiente na categoria, no caso, a OMP.