Por Isabella Quarterone
As duas vagas restantes na Fórmula 1 – na Caterham e na Force India – perderam hoje um candidato: Kamui Kobayashi. Através de uma carta aos fãs publicada em seu site oficial, o piloto informa oficialmente a desistência de participar da temporada de 2013. Kobayashi demonstrou certo pesar em deixar a competição, mas pretende estar de volta em 2014.
Em trechos da carta, o piloto agradece o apoio dos fãs e as doações que recebeu para que ele continuasse na disputa em 2014. Feito que atraiu o olhar de muitas empresas japonesas, que foram doadores em potencial e o fizeram acumular pelo menos 8 milhões de euros.
O esforço, no entanto, foi em vão para o próximo ano. O piloto disse não ter encontrado tempo suficiente para garantir um lugar em uma equipe competitiva na próxima temporada. Mas o dinheiro das doações será guardado e, como pretende, utilizado para sua volta em 2014.
Após a decisão, disse para os fãs aguardarem seu pronunciamento oficial, que virá acompanhado da decisão de seu rumo para 2013.
Em 2012, o piloto de 26 anos correu pela Sauber e somou 60 pontos no final da competição, finalizando a temporada em 12ª posição. Em seu país natal, Kobayashi conquistou o primeiro pódio de sua carreira, terminando a corrida em terceiro lugar. Em 23 de novembro, antes do Grande Prêmio do Brasil, a equipe Sauber anunciou a dispensa do piloto japonês, que terá seu lugar ocupado pelo novato Esteban Gutiérrez.
Leia a carta na íntegra:
Para todos os fãs,
Obrigado pelo grande apoio. Estou muito agradecido que muitos de vocês doaram e tentaram fazer doações. Devo mencionar que, desde que iniciaram as doações, isso se tornou uma grande notícia no Japão. E, por causa do seu grande apoio, influenciou muito em algumas das empresas japonesas e comecei a ganhar grande apoio deles também. E eu estava na posição de trazer um orçamento de 8 milhões de euros, pelo menos. Se vocês pudessem imaginar o tempo que eu tinha, isso foi uma reação esmagadora e mostra que ainda há um grande potencial de empresas japonesas.
Infelizmente, o tempo ainda assim era pequeno e eu não sou capaz de garantir um lugar em uma equipe competitiva de F1 para 2013. Tenho que admitir que isso é muito triste e eu lamento pelos torcedores e penas empresas japonesas que me apoiaram. Mas ainda estou confiante em fazer isso acontecer em 2014.
Eu gostaria de parar a doação por agora e, enquanto eu vou guardando dinheiro para 2014, eu começarei a ver qual é a melhor opção para 2013 e também para 2014. Minha maior prioridade é garantir um competitivo lugar na F1 em 2014. Não tenho interesses em correr em nenhuma outra categoria.
Eu farei um anúncio logo que eu tomar uma decisão para 2013. Então, por favor, esperem e conto com o apoio de vocês para o ano que vem também.
Tudo de bom,
KAMUI KOBAYASHI
Tóquio, Japão
18 de dezembro de 2012