A expectativa por um dos treinos classificatórios mais acirrados da temporada foi confirmada hoje em Londrina, na definição do grid de largada da oitava etapa da Stock Car: os 34 carros ficaram separados por menos de um segundo na primeira sessão.
A alta competitividade também deverá ser a característica da corrida deste sábado. Embora o circuito de Londrina seja o mais travado da temporada, dificultando as ultrapassagens, a previsão do tempo indica alta possibilidade de chuva para amanhã, o que pode tornar a corrida ainda mais emocionante e disputada. Por esta razão, muitos pilotos torcem para que a corrida seja realizada com pista molhada, caso de Thiago Marques e Antonio Pizzonia, da K-med Action Power.
“A corrida com pista seca tende a ser mais monótona, já que é muito complicado ultrapassar nesta pista”, afirma o paranaense, que largará na 19ª colocação na prova deste sábado. “Para quem está em um pelotão intermediário, como o nosso caso, quanto mais movimentada a corrida, mais chances de ganhar posições e acumular mais pontos”, explica Thiago Marques (K-med-Alpina-Mio).
O piloto da K-med Action Power acredita que o resultado de hoje pode ser considerado razoável após as dificuldades sofridas no treino de ontem para acertar o carro com pneus novos. “Pelo que vimos nas duas sessões de quinta-feira, a gente imaginou que não conseguiria progredir muito. Pelo menos estamos largando em uma colocação que nos permite brigar pelos pontos”, diz Thiago Marques, ressaltando que os 15 primeiros colocados pontuam na tabela.
Para Antonio Pizzonia, no entanto, a perspectiva era de um resultado bem melhor. Após o quinto melhor tempo na sessão de treino livre de ontem, o piloto da K-med Action Power sofreu com problema no motor hoje na classificação e com isso parte na 26ª colocação.
“O meu carro simplesmente não esta indo de reta e eu não consegui repetir a performance de ontem. O carro está muito bem acertado, com bom desempenho no contorno de curvas”, diz Pizzonia, que trocará o motor para a corrida. “O problema pode ser solucionado, mas as retas são curtas e é complicado fazer ultrapassagem”, comenta o piloto, que fez sua estréia na Stock Car nesta mesma pista, no ano passado, e que completou 28 anos ontem.