Carro “torto” é segredo para andar em Brasília

O circuito de Brasília, que recebe neste domingo a segunda etapa da Stock Car, não é considerado oval: a denominação anel externo é a mais correta. Mesmo assim, o trabalho de equipes e pilotos no ajuste do carro é feito de tal modo que o carro fique “torto”, já que todas as curvas são feitas para a direita.

“É claro que não é como um Formula Indy, mas se você não fizer força no volante na reta, por exemplo, o carro puxa para o lado”, afirma Thiago Marques (Cimed-Alpina-Action Sound), da equipe K-med Racing. “O set up de uma pista mista não funciona aqui. O segredo é ajustar suspensão, cambagem e calibragem de pneus para que o carro tenha boa aderência nas quatro curvas para a direita e ainda assim seja rápido nos trechos de reta”, diz Antonio Pizzonia.

Os dois pilotos trabalharam intensamente hoje no ajuste do carro na disputa das duas sessões de treinos livres para a corrida de domingo, que terá uma das médias de velocidade mais alta da temporada, beirando os 180 km/h.

“Brasília é especial. Como todas as curvas são para o mesmo lado, o segredo é conseguir deixar o carro equilibrado e com desgaste igual de pneus, algo bastante complicado aqui”, afirma Garcez Marques, chefe de equipe da K-med Racing.

Pela segunda vez na Capital Federal, Antônio Pizzonia terminou a sexta-feira de treinos livres em 10º lugar, com o tempo de 1m00s361. O piloto considera a pista de Brasília uma das mais difíceis e ficou satisfeito com sua atuação.

“No ano passado, nem terminei a corrida. Neste ano, o primeiro dia já foi bem produtivo, pudemos mexer bastante no carro”, afirmou Pizzonia, citando o asfalto do Autódromo Internacional Nelson Piquet como desafio para todos os pilotos. “O asfalto é muito abrasiva e isso acentua o desgaste de pneu”, comenta.

Thiago Marques teve um dia difícil após enfrentar um problema no câmbio logo em sua primeira volta rápida. “Fui engatar a quarta marcha para reduzir, e, ao invés disso, entrou o neutro, fazendo com que eu saísse da pista”, lamentou. “Perdi a primeira sessão inteira e agora, para recuperar o terreno perdido, será difícil. Vamos nos esforçar para reverter este quadro para amanhã”, afirmou o paranaense.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.