Por Giovanni Romão
Interlagos lotado e tempo nublado, com cara de decisão. Assim foi a manhã que marcou o encerramento da Stock Car V8 em São Paulo. Na pole positon largava Felipe Maluhy, um dos seis pilotos com chance de garantir o título, enquanto o líder da temporada, Cacá Bueno, fechava a segunda fila na quarta posição.
Na largada, Maluhy, da equipe Terra Avallone, manteve a liderança, com Hoover Orsi, também candidato ao título, na segunda posição, e o carioca Cacá, logo na partida assumindo o segundo posto.
Ainda nas voltas iniciais, Bueno arriscou para cima de Felipe Maluhy, por fora, na reta dos boxes, mas quem assumiu a liderança foi Hoover, que com uma ultrapassagem dupla, foi para o primeiro lugar, acompanhado do piloto da Eurofarma-RC.
Nestas condições, Orsi levaria o título da categoria, e sem pensar muito, Cacá Bueno foi para a disputa logo na quarta volta, na subida do café, e no toque dos dois pilotos quem levou a pior foi o sul-matogrossense, que abandou a corrida.
Aproveitando-se do toque, Luis Felipe Gama assumiu a ponta, onde manteve-se até seu carro apresentar problemas, devolvendo a liderança para Cacá Bueno, que voltas depois foi obrigado a cumprir um “drive-through”, por ter sido considerado culpado no toque com Orsi.
A esta altura da prova, outros candidatos ao título, como Giuliano Losacco, Thiago Camilo, não estavam mais na disputa, e mesmo retornando apenas nona colocação, Bueno manteve-se à frente de Felipe Maluhy, que cada vez perdia mais rendimento em seu carro.
Dentro deste cenário, o título de Cacá estava assegurado, enquanto lá na frente Ingo Hoffmann faturava sua 100ª vitória na Stock Car, e Antonio Jorge Neto, companheiro e único adversário de Bueno, era o segundo, com Guto Negrão completando o pódio na terceira colocação.
Depois da conquista, o piloto da Eurofarma-RC criticou a decisão dos comissários em puni-lo, e comemorou muito o primeiro título na V8. “Não sou obrigado a evitar uma batida. Peguei meu espaço e, se ele vem para cima, me jogando para fora da pista, tenho todo direito de manter o meu posicionamento. Não acreditei quando vi a punição, e acho que houve um rigor dos comissários com a minha pessoa”, afirmou Cacá. “Queria parabenizar São Paulo. Tem gente que vaia, tem gente que aplaude. Tem gente que acha que eu me incomodo com isso, mas passa longe. Isso tudo só mostra a paixão pelo esporte”, completou.
Cacá Bueno fechou a temporada com 257 pontos ganhos, com Antonio Jorge Neto em segundo, 251, e Hoover Orsi, que apesar do abandono foi o terceiro, com 248 pontos.
Confira o resultado da prova:
1) Ingo Hoffmann
2)Antonio Jorge Neto
3) Guto Negrão
4) Popó Bueno
5) Alceu Feldmann
6) Allam Khodair
7) Mateus Greipel
8) Cacá Bueno
9) Thiago Marques
10) Ricardo Mauricio
11) David Muffato
12) Pedro Gomes
13) Felipe Maluhy
14) Nonô Figueiredo
15) Juliano Moro
16) Raul Boesel
17) Rodrigo Sperafico
18) Christian Conde
19) Paulo Salustiano
20) Mano Rola
21) Alan Chanoski
22) Fábio Carreira
23) Luciano Burti
24) Christian Fittipaldi
25) Atila Abreu
26) Chico Serra
27) Ruben Fontes
28) Carlos Alves
29) Duda Pamplona
30) Tarso Marques
31) Diogo Pachencki
32) Felipe Gama
33) Giuliano Losacco
34) Gualter Salles
35) Ruben Carrapatoso
36) Thiago Camilo
37) Wellington Justino
38) Jader David
39) Hybernon Cisne
40) Hoover Orsi
41) Claudio Caparelli
42) Valdeno Brito