Stock Car e TC2000 trocam experiências

Brasil e Argentina se uniram em Curitiba. Juntar os dois tradicionais rivais continentais é uma situação complicada em qualquer esporte. Não no automobilismo, pois na tarde desta quinta-feira, no Autódromo Internacional de Curitiba, representantes da Stock Car V8 e da TC2000, duas das cinco maiores categorias de Turismo do mundo, participaram de uma entrevista coletiva onde falaram sobre o presente e o futuro. Os argentinos usaram cadeiras azuis enquanto para os brasileiros foram reservadas nas cores verde e amarelo. Unidos, mas nem tanto!

Carlos Col, promotor e organizador da Stock Car, Pablo Peón, presidente da TC2000, Cacá Bueno, líder do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, Christian Fittipaldi, e os pilotos argentinos Nestor Furlan e Christian Ledesma marcaram presença na entrevista que teve mais de 70 representantes da imprensa do Brasil e da Argentina.

“Estou emocionado com a concretização deste evento, que é a realização de um projeto de dois anos. Este intercâmbio será muito proveitoso para o automobilismo dos dois países. Depois de 26 anos a Stock Car abre para se tornar multimarca, enquanto a TC2000 tem, desde sua fundação, dez montadoras. Queremos aproveitar essa natural rivalidade entre brasileiros e argentinos para todos crescerem”, disse Carlos Col.

Pablo Peón destacou a importância do intercâmbio entre as duas categorias e elogiou a organização da Stock Car.

“TC2000 e Stock Car são categorias com características diferentes e que se completam, mas têm diferenças de filosofia entre as equipes e vários outros pontos. Eu e o Col compartilhamos desafios e problemas e temos esta ótima oportunidade de trocar experiências e também de consolidar as marcas Stock Car e TC2000”, completou Peón.

Cacá Bueno, o único piloto brasileiro a ter corrido duas temporadas na TC2000, também se mostrou contente com o fato de duas das cinco mais importantes categorias de Turismo do mundo segundo a revista inglesa Autosport estarem dividindo a pista.

“É uma alegria enorme ver os dois eventos ganhando importância internacional. O automobilismo tem crescido em todas as áreas, mas ainda temos um grande caminho a percorrer. Esta é uma boa oportunidade para mostrar o potencial do automobilismo brasileiro e sul americano”, disse Cacá.

Christian Fittipaldi, que tem experiência na Nascar, Fórmula-1, Fórmula Indy, entre outras importantes categorias top do mundo, foi outro que se disse satisfeito com o intercâmbio.

“Teremos uma reunião de grandes valores do automobilismo brasileiro e sul-americano, cada um com suas experiências específicas. Será um final de semana de muita festa!”, disse Fittipaldi.

Para Furlan, o maior campeão da história da Fórmula-3 Sul-Americana, com quatro títulos, é um orgulho poder ver na mesma pista a Stock Car e a TC2000. No final de 2004, Furlan disputou uma etapa na Stock Car pela Scuderia 111.

“Este é um evento histórico para a TC2000, pois esta é a primeira vez que levamos para fora da Argentina o espetáculo e o potencial do nosso automobilismo. Sempre acreditei na possibilidade de os dois países trabalharem juntos, pois reúnem o melhor da América do Sul”, disse Furlan.

Para Ledesma, que por suas participação na Fórmula-3 Sul-Americana conhece bem os 3.695 metros do Autódromo de Curitiba, ter na mesma pista as duas categorias mais importantes do continente é um grande passo para o crescimento do automobilismo na América do Sul.

“Estou feliz por voltar a Curitiba e quero agradecer a recepção que tivemos na cidade. Minha expectativa é muito boa para esta etapa, embora o circuito não seja favorável a nenhuma marca. Quero fazer uma boa corrida e melhorar minha posição na classificação do campeonato”, disse Ledesma.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.