A quarta etapa da Stock Car V8 foi a corrida da redenção para o piloto Pedro Gomes e a Katalogo Racing na temporada. Depois de dar apenas quatro voltas rápidas nos treinos de sexta-feira, e uma única volta lançada no treino classificatório de sábado, Pedro cruzou a linha de chegada na segunda colocação, a apenas 1s270 do vencedor, Hoover Orsi, e deu à equipe Katalogo seu primeiro pódio em 2005. “Levamos quatro corridas para conseguir esse resultado, estávamos numa fase não muito boa, mas superamos os problemas e chegamos lá”, disse Pedro Gomes.
Para o piloto e a equipe, a etapa deste domingo em Interlagos teve sabor de vitória em virtude das dificuldades enfrentadas no fim de semana. “Nosso carro já tinha sido competitivo nas três primeiras corridas do ano, mas estávamos batendo na trave. Enfim conseguimos. Para nós o campeonato começou agora”, declarou Fernando Parra, chefe da Katalogo Racing.
Pedro Gomes largou em sexto após a desclassificação do pole position, Cacá Bueno, e começou a atacar os líderes já na segunda volta, quando passou Duda Pamplona para assumir o quarto lugar. Na passagem seguinte, ele subiu para terceiro após o abandono de Tiago Camilo, e na freada do “S do Senna” ultrapassou também Thiago Marques. Nesse momento, a diferença para o líder começou a diminuir e se estabilizou em 3s5. “Meu carro era um pouco traseiro e isso me obrigou a guiar com mais cuidado. Foi uma prova muito desgastante e tive muito trabalho para segurar a posição depois da relargada”, declarou o piloto.
Quando faltavam sete voltas para o final da prova, um acidente entre Luis Carreira e Gualter Sales provocou a entrada do Safety Car, que interrompeu a prova por três voltas. No reinício, Pedro foi espremido por Ingo Haffmann e Luciano Burti, mas conseguiu contornar o “S” na segunda posição. A disputa, no entanto, deixou seqüelas. “Desse momento em diante meu carro começou a vibrar muito. Achei que a roda dianteira direita estava escapando, mas quando voltei ao box a equipe me falou que, no toque com o Burti, meu pneu tinha furado. Acho que se tivéssemos mais uma passagem eu não teria terminado a corrida”, completou Pedro Gomes.
A Katalogo Racing esteve perto de comemorar a colocação de seus dois pilotos na zona de pontos. Fabio Carreira, que tinha largado em 20º, vinha na 15ª colocação quando foi atingido por Matheus Greipel depois que o piloto catarinense levou uma batida de Henrique Favoretto. “Seguramente terminaríamos a prova em oitavo, mas de qualquer forma eu já estava marcando pontos. Foi uma pena e acho que o importante de tudo isso é que encontramos o caminho. Meu carro estava muito bom e isso me deixa confiante para as próximas provas. O campeonato está muito embolado”, declarou Fábio.
A etapa de São Paulo marcou a primeira vitória de Hoover Orsi e da equipe Nasr-Castroneves na temporada, e também a primeira vez que dois carros da Mitsubishi terminaram no pódio, já que Duda Pamplona, da Officer Motorsport, foi o terceiro. “Os samurais estão aí. A Mistubishi está mostrando sua força na Stock Car e logo vamos dar à montadora sua primeira vitória”, finalizou Gomes.