Zanardi volta para casa após dois meses e meio no hospital

Alex Zanardi, ex-piloto da F1 e da Indy, voltou para sua casa depois da última internação no hospital, que durou dois meses e meio.

O italiano de 55 anos foi levado ao hospital no início de julho, após um incêndio em sua casa em Pádua no norte da Itália, que danificou equipamentos dos quais ele depende para sobreviver.

Tendo as duas pernas amputadas em 2001 após um acidente na Indy em Lausitzring, na Alemanha, Zanardi passou de piloto de corrida para ciclista de mão paralímpico.

Mas em junho de 2020, Zanardi se envolveu em outro grave acidente durante uma corrida de ‘handbike’, em que sofreu ferimentos na cabeça com sério risco de vida, passando 18 meses internado no hospital.

Ele recebeu alta em dezembro passado para continuar sua recuperação em casa, mas um incêndio no sistema de painéis solares em sua vila na Itália, causou danos às máquinas de que ele precisa para sua vida cotidiana.

A notícia de que Zanardi voltou para casa, foi confirmada por Giannettore Bertagnoni, diretor da Unidade Operativa Complexa de Recuperação e Reabilitação Funcional do hospital San Bortolo, em Vicenza, onde o ex-piloto estava sendo tratado.

“O paciente foi estabilizado de acordo com os procedimentos que distinguem nossa unidade de recuperação e reabilitação funcional, que parte das mais sofisticadas investigações instrumentais de diagnóstico para definir a condição do paciente e o potencial de recuperação”, disse Bertagnoni, citado pelo Motorbox.

“Com base nisso, é desenvolvido e implementado um plano de recuperação sempre personalizado e multidisciplinar, resultado de um trabalho intensivo possibilitado pela presença de recursos adequados em termos de experiência, competências, pessoal e tecnologia”, acrescentou.

A instituição Vicenza é considerada uma das melhores da Itália em sua área, e uma das mais renomadas da Europa.

Zanardi correu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, com Jordan, Minardi e Lotus, com seu melhor resultado sendo o sexto lugar com a Lotus no GP do Brasil de 1993.

No entanto, sua carreira realmente decolou na CART (atual) IndyCar, onde conquistou o título consecutivamente com a equipe Chip Ganassi em 1997 e 1998.

Esse sucesso lhe rendeu outra chance na F1 com a Williams em 1999, mas durou apenas uma temporada, quando ele abandonou em 11 das 16 corridas naquela temporada, com um melhor resultado sendo o sétimo lugar em seu GP em casa, em Monza.

Depois de ficar sem correr em 2000, Zanardi retornou à CART em 2001, e mesmo após seu acidente onde perdeu as duas pernas, voltou a correr, com um carro adaptado, vencendo o Campeonato Italiano de Superturismo em 2005.

Depois da aposentadoria do automobilismo, ele passou a se dedicar à ‘handbike’ e foi duas vezes medalhista de ouro no ciclismo de mão, nos Jogos Paralímpicos de 2012 e 2016.

Agora, Zanardi pôde voltar para sua casa, após mais um episódio complicado em sua vida, o incêndio na sua residência, e vai continuar sua luta em uma trajetória marcada por glórias, mas também por tragédias.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.