As 6 Horas de Spa-Francorchamps viram a história ser feita no Mundial de Endurance. No último final de semana, Lilou Wadoux se tornou a primeira mulher a vencer em qualquer uma das classes da categoria de Endurance.
A jovem francesa de 22 anos está disputando sua segunda temporada no certame de longa duração. Defendendo a Richard Mille AF Corse, divide o carro com Luiz Perez Companc e Alessio Rovera.
O triunfo do trio veio de forma bastante dominante. Quem estava pilotando no momento da bandeira quadriculada foi Rovera, que cruzou a linha de chegada com uma margem de 18s6 para o segundo colocado.
“Estou muito orgulhosa disso. É o ponto final para as mulheres no automobilismo e provei de que podemos pilotar como homens e alcançar as mesmas coisas. Tendo a força de vontade, é o piloto, não um homem ou mulher”, contou ao SportsCar 365.
“É muito bom porque provou a todos que meninas podem fazer as mesmas coisas que os rapazes e não há diferença entre os dois”, completou.
Quem começou a prova foi Pérez Companc, mas foi Wadoux quem assumiu a ponta em seu stint. A competidora teve de brigar duas vezes com Zach Robichon, em um Porsche, para assumir a liderança da classe.
O momento chave, então, veio quando ultrapassou o canadense nas Les Combes quando a prova estava na quarta hora, momentos antes da entrada de um safety-car. Depois, foi apenas lidar com a diferença.
“Espero que isso dê algumas ideias para outras garotas que querem ir para os karts ou automobilismo. Um grande espírito de tentar, não é um problema para uma menina”, ressaltou.
