Os níveis de desempenho da categoria LMP2 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e na European Le Mans Series, serão reduzidos ainda mais na temporada de 2021, após uma decisão do Automobile Club de l’Ouest (ACO) e do comitê do WEC da FIA.
Um comunicado da ACO diz que foi decidido ajustar o desempenho da classe de protótipo, “para harmonizar os níveis de desempenho entre as categorias Hypercar e LMP2”.
Continua dizendo que a decisão foi tomada “para garantir que as janelas de desempenho das duas respectivas categorias de carros, bem como seus perfis de velocidade, permaneçam consistentes em todos os circuitos e em todas as condições meteorológicas”.
A decisão vem após preocupações de que o nível de desempenho do LMP2 possa ser muito próximo ao da categoria Hypercar, que estreará ainda em 2021.
Como parte das mudanças, o carro da LMP2 sofreu uma redução de potência, já que os motores Gibson V8 agora produzirão 400 kW (536 cv) em vez dos anteriores 450 kw (600 cv).
Além disso, um único kit aerodinâmico será obrigatório ao longo de toda a temporada, limitado às especificações de Le Mans. Este também é o caso da categoria Hypercar.
Finalmente, o peso mínimo para carros LMP2 também foi aumentado em 20 quilos, agora pesando 950 quilos.
Após essas mudanças, a ACO diz que decidiu abandonar os planos de usar pneus Goodyear de nova geração, em favor de manter os pneus usados durante a temporada anterior.
“Conforme anunciado no ano passado, o plano inicial era reposicionar a janela de desempenho, adotando a especificação de pneus Goodyear 2021 e reduzindo a potência máxima do motor em 30kW”, afirmou.
“Após a fase inicial de teste e consulta à Goodyear e às equipes, o comitê decidiu que manter os compostos usados anteriormente é a opção mais adequada, dado seu desempenho comprovado e consistente em todas as condições, bem como sua dirigibilidade”, completa o comunicado.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
