Após confirmar mudanças na LMP2, FIA volta atrás e mantêm as regras atuais

Na sexta-feira (09), o conselho da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ratificou uma nova mudança de regra que forçaria as equipes a colocarem pelo menos dois pilotos prata ou bronze em sua escalação LMP2 a partir de 2021. Isso está em contraste com a regra atual, onde as equipes são obrigadas a executar pelo menos um piloto prata ou bronze, mas têm livre escolha sobre o resto da formação. Mas uma reviravolta aconteceu, depois das críticas dos pilotos e das equipes sobre as mudanças. O CEO da série Gerard Neveu explicou ao ‘Endurance-Info’ que a decisão foi revertida.

Essa tentativa da FIA era aproximar a classe, mas isso colocou as equipes com pilotos bronze em desvantagem e raramente os coloca em posição de vencer corridas. O único piloto com classificação bronze a vencer uma corrida LMP2 é Frits van Eerd, que conquistou a vitória em Fuji em 2019.

A mudança fez que alguns pilotos fossem as suas redes para lançar dúvidas sobre essas novas regras. Um deles foi Oliver Jarvis que deixou claro sua insatisfação. “Então, eles decidiram mudar os regulamentos para uma categoria que tinha 24 carros em Le Mans e estava cheia de talento. Para mim, isso faria sentido em 2023 para coincidir com a introdução do LMDH, quando a classe superior seria uma opção mais viável”.

Após as críticas, a FIA voltou atrás e manteve as atuais regras. CEO da série Gerard Neveu declarou que a decisão foi revertida, afirmando que uma nova LMP2 Pro-Am Cup será introduzida para equipes com um piloto classificado como bronze em sua formação. “Não haverá nenhuma obrigação de ter um piloto bronze ou dois prata nas equipes LMP2 no próximo ano.

“Todas as equipes foram informadas sobre este novo ponto esta manhã. As tripulações, portanto, não mudarão, as bases aplicadas em 2020 permanecerão as mesmas. Vamos configurar a integração de um campeonato Pro Am que será reservado para competidores com bronze e haverá um pódio para essa tripulação LMP2 Pro Am”, afirmou Neveu.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Clique e experimente o DAZN grátis por 1 mês!

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: F1Mania.net Em Dia 09/10/2020 – GP de Eifel: Podemos não ter corrida em Nürburgring?:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.