Depois da estreia com pole e pódio nas 6 Horas de Silverstone, há algumas semanas, o brasileiro Pipo Derani prepara-se agora para a segunda etapa da temporada do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance), neste sábado (dia 2), em um dos circuitos mais desafiadores do automobilismo mundial: Spa-Francorchamps, na Bélgica. O piloto, que disputa a categoria LMP2, divide o Ligier JS P2 #28 (Dunlop / Nissan), da equipe G-Drive Racing, com o mexicano Ricardo Gonzalez e o colombiano Gustavo Yacaman.
Derani está animado para a disputa no traçado belga de 7 km e 20 curvas, entre elas a lendária Eau Rouge, uma das curvas mais emblemáticas do automobilismo mundial, um desafiador “S” de alta, antecedido por uma descida.
O brasileiro, no entanto, acredita que será uma disputa dura com os demais concorrentes. Trinta e quatro carros estão inscritos na prova, a maioria deles na LMP2 (10). “Cheguei mais cedo à Europa, pois a Onroak Automotive me chamou para fazer o shakedown com dois Ligier que venderam para outras equipes”, comentou o piloto, lembrando que os modelos são totalmente construídos pela empresa, que pertence ao dono da G-Drive Racing (Jacques Nicolet).
“Agora já estou em Spa. Hoje temos algumas atividades e amanhã (quinta, dia 30) começam os treinos. Estamos bastante otimistas, mas sabemos que será uma etapa difícil, pois os nossos concorrentes certamente evoluíram após a prova em Silverstone. Apesar da equipe ter dominado a primeira etapa e ter feito a dobradinha, não subestimamos ninguém. Spa é uma pista diferente de Silverstone e isso pode trazer alguma vantagem para outras equipes. Sabemos que nosso carro é bom, mas aqui tem uma mistura de curvas rápidas com bastante reta, então vamos ver como nossos rivais estarão nesta corrida. Mas, com certeza, fazendo um bom trabalho, temos boas chances de brigar por mais um bom resultado”, destacou Derani, um dos mais jovens do grid, com 21 anos.
Em Silverstone, o brasileiro e seus companheiros terminaram a etapa em segundo, atrás apenas do outro carro da G-Drive, pilotado por Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird.
Os treinos para a etapa de Spa terão início na quinta-feira e o classificatório será na sexta (1). No sábado, a prova terá sua largada às 9h30 (de Brasília).