A Super Fórmula do Japão estuda um novo conceito de viseira para capacetes, trazendo um “dispositivo inovador”. Uma tela transparente foi colocada em cima do visor do piloto Tomoki Nojiri, durante um teste para a próxima geração de carros SF19 da série.
O dispositivo é semelhante em aparência com o óculos “Medidor De Ki”, da popular série de anime japonesa Dragon Ball Z. Assim como o aparelho fictício, a função da novidade é exibir uma variedade de informações.
Construído pela Japan Display – empresa com co-propriedade da parceira de tecnologia Sony – a tela apresenta dados como temperatura e consumo de combustível ao piloto.
A ideia por trás da tecnologia é fornecer informações diretamente aos olhos, sem a necessidade dos profissionais desviarem a atenção até o display convencional do volante, colocado abaixo da linha de visão do condutor.
“Nas corridas de Super Fórmula, os pilotos competem por um milésimo de segundo com os membros da equipe, verificando uma variedade de informações, em uma atmosfera de alta tensão, onde não há espaço para qualquer erro”, disse Kiyoshi Muraoka, da Dandelion Racing.
“Se o movimento dos olhos do piloto pode ser reduzido neste clima tenso, ele pode ajudar a reduzir o estresse. Queremos buscar a possibilidade de usar a tecnologia, de exibição transparente de cores, em muitos campos com a JDI, por meio de pesquisa e estudo no ambiente hostil da área de competição”.
O dispositivo “heads-up” está em fase de desenvolvimento, e a Japan Display ainda vai continuar o trabalho com a equipe Dandelion Racing. O objetivo final é implementar a tecnologia em condições reais de corrida.
