Sertões: Jean Azevedo busca o hexa nas motos

A prova de motos da 14º edição do Rally Internacional dos Sertões, que será realizado entre os dias 27 de julho e 4 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Porto Seguro (BA), será uma das mais disputadas dos últimos anos. Além de contar pontos pelo Brasileiro de Cross Country, a categoria Motos também é válida pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country.

Isso já garante uma disputa acirrada pelo título, ainda mais com a presença de diversos pilotos estrangeiros como os chilenos Carlo De Gavardo e Francisco Lopes e o francês Cyril Despres. Além dos brasileiros Jean Azevedo (Petrobras Lubrax), José Hélio Rodrigues (Suzuki), Juca Bala (Juca Bala Trail Trip) e Dimas Mattos (ASW Rally Team), entre outros.

José Hélio Rodrigues venceu o Sertões em 2003 e em 1999 conquistou o título da categoria Super Production. Já disputou várias provas, inclusive internacionais, como o Las Pampas, no Chile, e o Rally Optic 2000, na Tunísia. Juca Bala tem quatro participações no Rally Paris-Dakar, sendo que em 2001 ele conseguiu o primeiro lugar na categoria Super Production 400cc. Juca é bicampeão no Rally dos Sertões nas edições de 1993 e 1996, além de um primeiro lugar na categoria Super Production, em 2001.

Dimas Mattos é um veterano do Sertões. No total já foram 10 participações na prova durante os seus 25 anos de carreira, sendo que em 2004 ficou em quarto lugar na Geral e em 2005 em quinto, também na Geral. Fora do Brasil, participou de quatro etapas do Mundial, sendo que a última em 2006, na Argentina. “Fizemos um investimento grande nos equipamentos e nosso objetivo é colocar as cinco motos da equipe entre os 10 primeiros colocados. O meu é chegar em os cinco primeiros”, disse Dimas.

Nesta edição, o Sertões terá quase 4.000 quilômetros passando pelos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Bahia. “A prova será 70% nova para os participantes, por isso espero que seja muito boa. Vou em busca do meu sexto título”, disse Jean Azevedo, atual campeão do Sertões e com mais quatro títulos nos anos de 1999, 2000, 2002 e 2004.

Boa parte do roteiro do Sertões 2006 é inédita e com diversos tipos de terrenos, onde os pilotos nacionais e estrangeiros poderão mostrar toda habilidade e perícia sobre duas rodas. “Já passamos pela Bahia em outras provas, mas sempre foi ao Norte. Para chegarmos em Porto Seguro será tudo novidade. Com isso, a expectativa fica muito maior”, comentou Jean Azevedo.

Como em outros anos, o Sertões 2006 terá a etapa Maratona, onde apenas o piloto poderá fazer a manutenção do seu equipamento, sem ajuda externa. Isso é motivo de preocupação para todos os competidores, pois um problema mais sério pode tirá-los da prova. “A Maratona deste ano deve ser bem parecida com o ano passado. O cuidado é sempre redobrado, pois é necessário cuidar do equipamento e, principalmente, poupar os pneus porque não teremos apoio mecânico em Alto Parnaíba (MA)”, informou Jean.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.