Médicos aguardam para novas avaliações em Zanardi, mas advertem sobre danos graves

Profissionais médicos do hospital que tratam Alex Zanardi, esperam estabelecer toda a extensão de seus ferimentos na próxima semana, mas alertaram que pode haver graves consequências.

Zanardi, campeão da CART Indycar de 1997 e 1998, ex-piloto de Fórmula 1, e três vezes vencedor de medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos, se envolveu em um grave acidente na sexta-feira, enquanto participava de um evento de revezamento em handbike.

Ele foi submetido a uma delicada cirurgia neurológica que durou quase três horas, o que o deixou em uma condição estável, mas grave, com assistência respiratória artificial.

Mais informações surgiram do hospital na Itália durante o dia, com a Associated Press informando que Sabino Scolletta, diretor da unidade de terapia intensiva do hospital Santa Maria alle Scotte, disse que “a situação de Zanardi é claramente crítica em termos de danos cerebrais”.

Diz-se que ele chegou ao hospital com “grande trauma craniano facial, o rosto esmagado e um osso frontal profundamente fraturado (testa)”.

De acordo com Gazzetta na Itália, Scolletta espera avaliar a gravidade da condição neurológica de Zanardi na próxima semana.

Ele alertou sobre algumas consequências para a visão de Zanardi, pois existem algumas lesões oculares para as quais os oftalmologistas estão sendo consultados.

“Teremos estimativas oculares em alguns dias”, disse Scolletta. “Mesmo neurologicamente, os sedativos não nos permitem fazer uma avaliação”.

“O quadro está tão comprometido que requer terapia medicamentosa para dar estabilidade”.

“É difícil dizer mesmo quando poderemos remover essa sedação”.

Isso corresponde à uma atualização do Dr. Giuseppe Olivieri, que operou Zanardi, relatado pela AP.

Mas Olivieri alertou que “não veremos qual é o seu estado neurológico até que ele acorde, se ele acordar”.

Ele ressaltou que uma condição grave significa, uma situação em que alguém pode morrer, alertando que o período inicial após a cirurgia deixa os pacientes vulneráveis.

“O próximo passo é tentar estabilizá-lo durante a próxima semana ou 10 dias”, disse Olivieri. “Então, se as coisas correrem bem, ele poderá ser acordado e reavaliado”.

Zanardi perdeu as duas pernas em um acidente da CART em 2001, mas se tornou um vencedor no World Touring Car pilotando BMWs adaptadas com uma combinação de controles manuais e pernas protéticas.

Ele continuou a correr ao longo dos anos 2010 e fez participações na DTM e Daytona 24 Hours nos últimos dois anos.

O italiano de 53 anos estava programado para competir pela BMW em um evento italiano de GT em Monza, em novembro, e planejava competir com a equipe Ravaglia, com a qual ele fez seu primeiro retorno bem-sucedido ao automobilismo.

O acidente de sexta-feira ocorreu enquanto Zanardi se preparava para sua terceira aparição nos Jogos Paraolímpicos, que foram adiados para 2021 devido à pandemia do coronavírus.

Zanardi foi duas vezes vencedor da medalha de ouro em corridas de mão nas Paraolimpíadas de Londres em 2012, e novamente vencedor da medalha de ouro no Rio de Janeiro, quatro anos depois.

Scolletta disse que a condição física de Zanardi pode ajudar sua resposta à cirurgia e incentivar uma recuperação.

“Ele é um grande atleta, e portanto, de um ponto de vista geral, ele está em excelente condição”, disse Scolletta.

“Por esse motivo, ele provavelmente está respondendo muito bem às terapias.”

“Estamos pensamos positivamente, estamos confiantes de que seu estado físico pré-trauma, pode influenciar positivamente o curso de recuperação”, acrescentou.

 

Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.