Mazepin recebe punição e cai para nono; Drugovich sobe para terceiro na F2

O piloto Nikita Mazepin caiu de terceiro para o nono lugar na classificação final da Fórmula 2 em Sakhir. O russo recebeu duas penalidades de cinco segundos por incidentes separados, após lançar uma defesa agressiva contra os pilotos rivais para se manter à frente. Como resultado das penalidades, o brasileiro Felipe Drugovich herdou o terceiro lugar, enquanto Robert Shwartzman, Callum Ilott, Mick Schumacher, Jehan Daruvala e Dan Ticktum subiram uma posição cada.

A primeira penalidade foi resultado da defesa de Mazepin contra Felipe Drugovich. Os Comissários observaram e entenderam “que o carro 15 (Drugovich) começou uma passagem à direita do carro 24 (Mazepin) na reta dos boxes. O carro 24 se moveu para a direita em uma manobra de bloqueio ao mesmo tempo e no processo se mudou para a borda da pista. O carro 15, que havia estabelecido alguma sobreposição na tentativa de passagem, foi forçado a desacelerar para evitar uma colisão e foi, portanto, prejudicado”.

O russo também foi considerado culpado na sua segunda investigação entre ele e o japonês Tsunoda. Enquanto os dois pilotos lutavam pela posição, Tsunoda foi forçado a cruzar para a saída do pit lane enquanto corriam lado a lado na primeira curva.

“O carro 7 (Tsunoda) começou uma passagem à direita do carro 24 (Mazepin) na reta dos boxes e estabeleceu uma parte significativa de seu carro ao lado do carro 24 enquanto o carro 24 se movia para a direita em uma manobra de bloqueio. (…) O carro 24 continuou a se mover para a direita até que os pneus do lado direito cruzaram a borda da pista, forçando o carro 7 completamente para fora da pista, em violação ao Artigo 2 (b) do Apêndice L Capítulo IV do Código Desportivo Internacional da FIA”, afirmava o comunicado oficial da direção após a prova.

Mazepin corria o risco de receber mais uma punição quando foi investigado por fazer contato com Drugovich na Curva 1 e forçá-lo a sair da pista entre as Curvas 3 e 4, porém não foi penalizado por esses incidentes. Com isso, o russo, que se juntará à equipe Haas na Fórmula 1 em 2020, recebeu dois pontos de penalidade em sua carteira. Assim, elevando o seu total de pontos para 11. Caso Mazepin receber mais um ponto e atingir o total de 12 pontos, ele poderá ser suspenso pela FIA.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: GP do Sakhir de F1: primeiros treinos e expectativas para a corrida:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.