O piloto Guanyu Zhou representa a única esperança da China de ter um piloto na Fórmula 1 nas próximas décadas, de acordo com o diretor da Alpine Academy. O país mais populoso do mundo faz parte do calendário da Fórmula 1 desde 2004, mas nunca teve um piloto em um Grande Prêmio.
O piloto Ma Qing Hua participou de cinco sessões de treinos com a HRT e Caterham em 2012/2013, embora nunca tenha sido um candidato realista para uma vaga na corrida. Zhou passou vários anos na Academia de Pilotos da Ferrari antes de se juntar à Renault antes da temporada de 2019, quando passou da Fórmula 3 para a Fórmula 2.
O piloto chinês emergiu como o melhor estreante de 2019 e começou 2020 muito bem com a pole position. Porém, suas perspectivas diminuíram em meio a uma série de contratempos e oportunidades perdidas, ficando em sexto lugar na classificação geral. Ele permanecerá na Fórmula 2 com a equipe UNI-Virtuosi para a temporada de 2021.
“No caso de Zhou, especificamente, começamos o projeto três anos atrás com a F1. Foi um projeto único em uma geração, especialmente para Zhou, vindo da China. Nunca mais veremos outro piloto chinês pelos 15 a 20 anos, seja mesmo na F3, F4 ou F2”, disse o chefe da Alpine Academy, Mia Sharizman.
Sharizman acredita que o passado totalmente diferente de Zhou significa que ele teve que trabalhar mais duro do que todos os outros, mas tem confiança na habilidade fundamental de piloto. “Acho que é isso que você vê em Zhou, ele é rápido, é a primeira coisa que temos. Sim, existe aquele nível de insegurança em termos de quando as coisas dão errado, que vem com maturidade e experiência. Isso é algo que precisamos trabalhar com Zhou, de se recuperar”.
Zhou enfatizou que sua meta para 2021 é garantir que ele esteja em uma posição privilegiada se a oportunidade da Fórmula 1 surgir. “Todo mundo sabe que é preciso obter os pontos da Super Licença, então essa é a meta este ano, além de tentar ganhar o título. Estou muito confiante para uma temporada forte e mostrar meu potencial”.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: NPodcast Em Ponto – Miguel Paludo retorna à NASCAR em 2021 e mais…:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
