Os novos formatos de fim de semana de corrida que serão usados pela Fórmula 2 e Fórmula 3 das temporadas de 2021 foram revelados hoje (01). Foi confirmado anteriormente que seriam realizadas três corridas por fim de semana como parte das medidas de corte de custos que vê cada série reduzir seu calendário. A F2 e F3 apoiarão a Fórmula 1 no próximo ano, embora nenhuma das séries ocorra no mesmo fim de semana que a outra, com F2 entrando em oito eventos e F3 em sete.
Não foram feitas alterações à corrida de sexta-feira, com uma sessão de treinos livres de 45 minutos e uma sessão de classificação de 30 minutos. No sábado, haverá duas corridas de Sprint durante o dia. Para F2, o grid para a primeira corrida será definido revertendo o top 10 da sessão de classificação de sexta-feira. O segundo grid será determinado revertendo os 10 primeiros colocados da primeira corrida no início do dia. E o grid da corrida de domingo será com os pilotos alinhados de acordo com os resultados da sessão de classificação de sexta-feira.
Já na F3, os 12 primeiros classificados serão revertidos para a corrida 1, antes que aqueles que terminarem entre os 12 primeiros sejam revertidos para o início da corrida 2. E a terceira corrida da F3, que terão atribuídos mais pontos, terá lugar no domingo, com o grid determinado pelos resultados das eliminatórias.
Tenho o prazer de revelar as alterações aos nossos regulamentos desportivos que foram aprovadas pelo conselho mundial de esportes a motor. É fantástico poder passar a corrida especial para o domingo, que é o dia do GP de Fórmula 1. Isso vai melhorar o show para os fãs e vai tornar ainda mais especial. Ter duas grades reversas no sábado vai apimentar ainda mais o campeonato. Já vimos como essas corridas são divertidas. Deve também permitir que mais pilotos mostrem suas habilidades na frente do paddock da Fórmula 1 e do resto do mundo”, disse o CEO da Fórmula 2, Bruno Michel.
A distribuição de pontos continua a mesma de 2020, com pontuação possível para a pole position e a volta mais rápida, no entanto, devido à corrida extra, o número máximo de pontos que podem ser marcados em um fim de semana aumentou de 48 para 65. A F2 agora terá seis conjuntos de pneus para tempo seco para usar no fim de semana em vez de cinco, com quatro conjuntos de pneus de primeira e dois conjuntos de opções, bem como três conjuntos de compostos para chuva. E os pilotos da F3 terão cinco conjuntos de pneus para seco, um aumento de quatro em 2020, e dois conjuntos de pneus para chuva no fim de semana.
Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fittipaldi substituirá Grosjean na Haas:
Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
