O piloto Juri Vips foi desclassificado da classificação para a rodada da Fórmula 2 deste fim de semana no Bahrein, dando a Theo Pourchaire a pole para a primeira corrida de velocidade de sábado.
O piloto da Hitech GP, se classificou em quinto lugar, mas foi excluído da sessão por uma irregularidade técnica, o que significa que agora ele deve começar a primeira corrida de velocidade de sábado e a corrida especial de domingo no final do grid.
Os comissários descobriram que o carro de Vips não estava em conformidade com o artigo 4.3.13 dos regulamentos técnicos da F2 em relação às aletas do ‘undertray’, quando a altura foi considerada 6,5 milímetros abaixo da altura mínima permitida.
“Especificamente, mesmo após a tolerância de 5mm permitida no Artigo ser aplicada, as aletas ainda se estendem 1,5mm abaixo do plano de referência, em vez de não serem mais baixas do que o plano de referência, conforme exigido pelo Artigo”, afirmou a decisão dos comissários.
No novo formato do campeonato para 2021, o piloto que se classificar como o 10º mais rápido largará da pole para a primeira corrida do fim de semana. Originalmente 11º mais rápido, Pourchaire agora sobe para 10º na classificação de qualificação e, portanto, começará a primeira corrida da temporada da pole position. O jovem piloto começa ao lado de David Beckmann (Charouz Racing System), enquanto Liam Lawson (Hitech) e Oscar Piastri (Prema Racing) completam os quatro primeiros do grid.
Guanyu Zhou foi o mais rápido na sessão e estava sob investigação por retornar aos boxes da F1 ao invés do paddock de apoio na conclusão. Ele recebeu uma advertência, mas manteve sua pole position. Vários outros pilotos como: Lawson, Richard Verschoor (MP Motorsport), Zendeli (MP), Beckmann, Ralph Boschung (Campos) e Matteo Nannini (HWA Racelab) foram investigados por retornarem ao paddock de apoio antes do final da sessão. Todos também foram repreendidos pela direção de prova.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
