O brasileiro Tiago Geronimi (Sangari/ CPR) participa, neste domingo (14), em Zandvoort, na Holanda, de uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial: o Masters de Fórmula 3. O piloto foi convidado pela Signature, equipe que defende no Campeonato Europeu de F3, e andará ao lado de seus companheiros, o francês Jean Karl Vernay e o finladês Mika Mäki.
“Fiquei muito feliz pelo convite da equipe que aconteceu logo após a etapa de Hockenheim (ALE). Eles demonstraram que acreditam no meu potencial e eu farei todo o possível para não decepcioná-los”, disse Geronimi, de 20 anos.
Comparado ao tradicional GP de Macau, o Masters de F3 reúne os melhores pilotos dos principais campeonatos de Fórmula 3 do mundo. A primeira edição da prova aconteceu em 1991 com o nome Marlboro Masters de F3. Entre 2006 e 2007 o evento passou a se chamar Ultimate Masters de F3. Muitas estrelas da Fórmula 1 já venceram a competição, incluindo David Coulthard, que escreveu o seu nome na história como o primeiro campeão.
“Estou bastante ansioso para essa corrida. Eu sei que a prova será muito disputada, mas a minha meta é chegar entre os 10 primeiros. Por ser a minha estréia, seria um resultado muito bom. Estou confiante, já que nas duas provas realizadas até agora (pelo Campeonato Europeu de Fórmula 3, em Hockenheim e Lausitz), o carro estava rápido e a equipe fez um ótimo trabalho”, ressaltou.
Fábio Carbone foi o único brasileiro a vencer o Masters de F3, em 2002. Mas o primeiro pódio foi conquistado por Gil de Ferran, em 1992. Três anos depois, Hélio Castroneves terminou na 3ª posição. Em 1998, Enrique Bernoldi e Mário Haberfeld ficaram em 2º e 3º, respectivamente. Já em 2002, Nelsinho Piquet garantiu o 2º lugar e, em 2005, Lucas Di Grassi ficou em 3º.
Devido às restrições de barulho, as corridas de 2007 e 2008 aconteceram em Zolder, na Bélgica. Entretanto, a partir deste ano, a disputa volta ao autódromo holandês. “Conheço o circuito porque já andei em Zandvoort pela F-BMW Alemã. O traçado é complicado e exige calma e muita técnica do piloto por contar com curvas rápidas. Ele possui também uma longa reta e esse é o melhor ponto de ultrapassagem”, finalizou.
Além de Tiago, os brasileiros Pedro Enrique e César Ramos, da Manor Motorsport, também integrarão o grid. As atividades da 19ª edição do Masters de F3 têm início no sábado (13), com os treinos livres e classificatórios. No domingo (14), a largada da corrida está marcada para as 9 horas (de Brasília).