O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) voltou neste domingo a ocupar a quarta posição no Campeonato Alemão de Fórmula 3. Depois de abandonar a prova de sábado ao ser atingido pelo holandês Stef Dusseldorp quando disputava a liderança, ele voltou a andar bem na corrida deste domingo e recebeu a bandeirada em quarto lugar. A prova encerrou as atividades da categoria no circuito de Hockenheim, um dos mais velozes do calendário.
Com esse resultado, Suzuki chegou a 24 pontos na tabela, e apesar de ter somado pontos em apenas uma das duas provas da rodada dupla, considerou este seu melhor final de semana na categoria.
“Saímos de um oitavo lugar no grid da última corrida em Nürburgring, para uma pole position aqui em Hockenheim”, lembrou o brasileiro. “Abandonei a primeira prova quando brigava pela liderança, neste domingo passamos perto do pódio e voltei ao quarto lugar no campeonato. A vitória não veio por circunstâncias, mas acho que estamos em uma fase bastante positiva”, disse o brasileiro.
Com apenas um terço do calendário de nove rodadas duplas da Fórmula 3 Alemã concluído, o campeonato segue totalmente indefinido – apesar de continuar com a dupla de pilotos da equipe Van Amersfoort Racing na posição de favoritos ao título. Com a vitória obtida neste domingo, o belga Laurens Vanthoor lidera a competição com 51 pontos. Dusseldorp, ganhador no sábado, é o vice-líder com 44.
Os cinco primeiros colocados no grid da corrida deste domingo fizeram boa largada, e tiveram um início de prova eletrizante. Markus Pomer, terceiro no momento da luz verde, foi o único a perder posições nesse grupo. Na mesma volta, ele foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Nico Monien, e por Suzuki. Com menor velocidade nas retas, o brasileiro teve trabalho para segurar o quarto lugar, e viu suas chances de brigar pelo pódio diminuírem a partir da ultrapassagem sobre Pomer.
“Andávamos em um ritmo muito parecido, mas com acertos de carro diferente. Embora nosso tempo de volta fosse praticamente o mesmo, eu tinha um desempenho melhor na parte mista, enquanto a dupla da Zettl Sportsline – Monien e Pomer – ia melhor nos trechos de reta. Consegui ganhar a quarta posição me aproveitando de um erro do adversário, e tive que adotar um traçado defensivo para não ser ultrapassado novamente. Com isso, perdi um pouco de contato com os três primeiros a partir da metade da prova. Mas, de qualquer maneira, seria difícil ultrapassá-los”, narrou Suzuki.