Buzaid faz melhor estréia na Inglaterra desde Nelsinho Piquet

O terceiro lugar conquistado no último domingo (3), em Silverstone, deu ao brasileiro Adriano Buzaid, de 20 anos, seu primeiro pódio na Fórmula 3 Inglesa. E era apenas sua terceira corrida na categoria. O resultado do piloto da T-Sport, em termos estatísticos, representa o melhor início de trajetória de um competidor do País no campeonato desde a estreia de Nelsinho Piquet, em 2003. O filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 foi ao pódio em sua segunda prova pela Fórmula 3 Inglesa.

Depois dele, os que mais se aproximaram do feito alcançado por Adriano Buzaid foram Lucas di Grassi, na quarta corrida, em 2004, e Danilo Dirani, na quinta, também em 2004. “Não que eu esperasse chegar ao pódio tão rapidamente, principalmente numa categoria competitiva como essa, que tem equipes investindo muito mais do que a minha, mas acho que o segredo foi trabalhar desde o início pensando em ganhar corridas. Assim, o pódio veio naturalmente, como um degrau para chegar neste objetivo maior”, contou.

Adriano Buzaid largou em terceiro e acompanhou o ritmo dos dois primeiros colocados até receber a bandeirada, com o britânico Max Chilton em segundo e vitória do holandês Renger van der Zande. “Foi meio uma briga de gato e rato. Eu conseguia chegar neles em alguns pontos do traçado, mas depois eles fugiam, o que impediu qualquer tentativa de ultrapassagem. Mas de qualquer forma foi muito bom conseguir este resultado e mostrar o quanto estamos evoluindo”, acrescentou.

Na segunda corrida do fim de semana, largando em quinto, ele não teve a mesma sorte: o carro saía muito de frente e tudo o que pôde fazer foi levar até o fim para garantir um pontinho, em 10º. Para a próxima rodada dupla da temporada, com as etapas de número cinco e seis, marcadas para Rockingham, a equipe prepara um novo pacote aerodinâmico que deve melhorar ainda mais a performance. “Tudo vai depender do teste que vamos fazer lá mesmo em Rockingham, antes da corrida. Se correr tudo bem, vamos aproveitar as novidades”.

Com apenas quatro corridas disputadas, ele já sente totalmente ambientado na Fórmula 3 Inglesa. “Desde os testes que antecederam as últimas etapas que venho sentindo que estou no ponto de pilotagem que este carro exige. Só o que precisamos melhorar mesmo é o acerto. Mas sabemos exatamente os pontos que precisam evoluir e, apesar de ser meu primeiro ano na categoria, estou ganhando experiência rapidamente e a relação com meu engenheiro melhora a cada atividade de pista”, analisou.

Os resultados recentes levaram Adriano Buzaid para a sétima posição no campeonato, com 23 pontos. O líder é o australiano Daniel Ricciardo, com 68. Ele é o único brasileiro inscrito na categoria principal da Fórmula 3 Inglesa, a International Class. Há outros dois representantes do país na classe de base, a National Class: Gabriel Dias e Victor Correa. Todos eles voltam a correr no próximo dia 31 de maio em Rockingham. A temporada da Fórmula 3 Inglesa terá um total de 20 corridas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.