O piloto Francisco Leonardo Díaz, jovem promessa do automobilismo colombiano, acertou sua participação para correr a temporada 2009 da Fórmula 3 Light pela equipe Dragão Motorsport. Francisco, que completa 16 anos no mês de março, veio ao Brasil esta semana para tratar dos últimos detalhes e aproveitou para visitar as instalações de sua futura equipe, comandada por Luiz Alberto Trinci, o Dragão. O objetivo do piloto é adquirir experiência em uma categoria de monopostos de abrangência internacional.
Faltando pouco mais de dois meses para o início do campeonato, a Fórmula 3 Light – que este ano, junto com a Fórmula Universitária, será uma das categorias preliminares da F3 Sul-americana – aos poucos já começa a atrair o interesse de pilotos da América do Sul, da Europa e dos Estados Unidos.
“A vinda do Francisco para a Fórmula 3 Light representa um novo patamar de crescimento para o automobilismo de base da América do Sul, que passa a oferecer aos jovens pilotos a oportunidade de acumular experiência de forma gradual, sem sobressaltos, até chegarem à categoria principal”, diz Luiz Alberto Trinci, o Dragão.
“Sem dúvida a chegada do Francisco é de grande importância para a F3 Light. Com a redução de custos na categoria, que sempre foi uma de nossas principais metas à frente da gestão da F3, aumentou sensivelmente o interesse de pilotos e equipes de outras nacionalidades em participar tanto da F3 Sul-americana quanto da F3 Light, por se tratarem de categorias importantes para a formação de um piloto. Esperamos este ano contar com a participação de outros países da América do Sul em ambas as categorias”, explica Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT.
Como todo jovem piloto, Francisco Leonardo Diaz iniciou sua carreira no kart, aos 10 anos, categoria na qual se sagrou campeão regional em 2004, 2005 e 2006, somando 24 corridas, 14 pódios, 3 vitórias e 5 pole positions. No ano seguinte, fez sua estréia em monopostos, correndo na Fórmula 1600, passando para a Fórmula 2000 no ano passado.